Obs: o novo imperialismo do século XXI, não é mais um projeto embrião. Ele é. Ou seja, já existe. Tal fato é um consenso dos maiores especialista em geopolítica - que conseguem desenhar o cenário atual do mundo, enquanto desfrutam de um belo café quente.

eles perguntam
7 17
elas respondem
anônima
25/09/2021 02h09
Chinês, óbvio.
anônima
24/09/2021 20h52
A China é imperialista?
24/09/2021 19h47
nem lembro mais o conceito kkkkkkkkk, to ficando burra
anônima
25/09/2021 02h39
Americano. Pq sou prática e já estou acostumada com o modus operandi ocidental.
Nasci num país alinhado com eles na política externa. Então... por mais que não considere ideal, é o que tem pra hj.
anônima
25/09/2021 02h14
Chinês.
24/09/2021 20h56
Chinês pois tenho fetiche pelo Xi Jinping
24/09/2021 19h50
Nao sou paga pau dos estudos unidos, mas prefiro la...nao confio na china nem em chines...eles sao suspeitissimos
eles respondem
24/09/2021 20h55
EUA, não e um pais perfeito ne de longe, mas eles pelo menos tentam ser uma democracia, já a China, bom e melhor nem comentar.
24/09/2021 22h42
Ambos tem suas vantagens e desvantagens, mas por enquanto, prefiro os EUA.

A China não é uma democracia, aquilo ali não é confiável. O veio lá pode acordar um dia de mau humor e foder geral, eu hein...

Os EUA são cheios de defeitos, muitas vezes querem ser a "polícia" do mundo e sempre tentam sabotar outros países, sobretudo aqueles que crescem militarmente e economicamente.

Porém, com todos esses defeitos, os EUA ainda é uma grande e longa democracia. A China não te oferece nem o mínimo que é liberdade religiosa, imagine aquilo lá tendo a maior influência no mundo, eu hein.

Além disso, eles utilizam um tipo capitalismo predatório no país, cidadãos de lá trabalham igual burro de carga para ganhar pouquinho, são basicamente escravizados, muitos chineses ainda não tem uma vida digna, não compra muita coisa com o salário que recebe.
anônimo
24/09/2021 21h07
Norte-americano.
Pode falar mal do presidente sem ser preso.
Além disso, é o que eu já estou acostumado.
25/09/2021 07h33
Escolher império? Kkkkk
25/09/2021 07h32
Americano é óbvio
25/09/2021 07h28
Gosto da ideia de usar elementos dos dois para colocar um contra o outro. Espero que os dois se destruam.
25/09/2021 03h57
Os maiores especialista em geopolítica são realmente geniais e visionários, como conseguiram chegar a tal conclusão, fantástico
25/09/2021 01h19
Prefiro o americano
anônimo
25/09/2021 01h03
China, pq a mina q eu gosto é descendentes de chineses
25/09/2021 01h01
Norte americano, é mais benéfico pra o Brasil, tem uma democracia e eu quero que qualquer socialista/comunista se foda.
25/09/2021 00h51
O primeiro.
anônimo
24/09/2021 21h17
É pra escolher qual o "mais benéfico" pro mundo? Eu diria o chinês. Bom, primeiro que eles não possuem um imperialismo militarista, que impõe ideias a força, como no caso dos EUA. Se eles exercem alguma influência indireta, é basicamente no campo político, que é polêmico, visto que acabamos de sair de uma guerra fria e o modelo político chinês soa estranho pro ocidente. Outra coisa, a mentalidade chinesa no campo social é mais interessante do que a dos EUA. Eles priorizam o desenvolvimento social desde o ensino básico, e isso reflete nas decisões políticas como em votações na ONU. Os chineses sempre votam ao lado dos países subdesenvolvidos, um exemplo é a questão da quebra de parentes da vacina. E apoiaram nós a respeito da zona econômica exclusiva do Atlântico Sul, os EUA ficaram contra nós. Em vários investimentos pelo mundo, a China isentou taxas durante toda a pandemia. Além de que possuem uma cultura bem mais pacifista e estabilizadora do que a dos norte americanos.
24/09/2021 21h02
Dos Yankees.
24/09/2021 20h55
Só sei que meu pai tá ficando mais e mais grosso a cada dia.
anônimo
24/09/2021 19h50
Imperialismo norte americano, tô mais acostumado
anônimo
24/09/2021 19h47
“Pensamento Político Chinês no Século Vinte", é um ótimo livro.