Porque isso tem que existir?
Porque o mundo teve que ser assim?
Filhos de berço de ouro... Gerações atrás de gerações de pessoas brancas ricas
Vem do tempo da escravidão?
Porque nós seres humanos criamos um padrão social, um pensamento estrutural. Desde da época da escravidão, ser branco era sinônimo que não era ESCRAVO, obviamente escravo seria a pior condição de vida para um ser humano. Infelizmente, os africanos foram o que mais sofreram com a escravidão, pessoas de pele negra.
Assim, desde de sempre nesse país miscigenado, ser branco é sinônimo de privilégio, e ser uma pessoa negra é uma pessoa olhar para você, para sua pele, ter um pre-conceito que você não tem condições.
Com esse pre-conceito, junto com o racismo, junto da falta de oportunidade. A Maioria das pessoas rica nesse país são brancas.
Eu acredito que sim. As vezes paro para pensar e acho até inacreditável que exista tanta gente vivendo em condições aceitáveis no nosso país (ou no mundo em um todo). Olha o quão caro as coisas são atualmente, o quão complicado é de a gente sobreviver e conquistar nossas próprias coisas. Imagino que a grande maioria que não está em condições precárias, conseguiu chegar onde está hoje graças ao esforço das gerações passadas.
E essa questão de ancestrais é a principal pauta das cotas raciais. É um caminho para que incentive a formação de pessoas das mais diferentes etnias e aos poucos solucione os problemas socioculturais relacionados a isso. Muita gente enxerga isso como um erro, que nenhuma raça tem menos capacidade que a outra (por mais que exista gente alegando que QI é genética...), e eu até concordo com isso; mas colocando essas duas questões na balança, o estigma sociocultural é mais relevante na minha visão.