Gostaria de saber como vcs interpretam coisas como mediunidade, pessoas enxergando espíritos, incorporando em terreiro de Umbanda/Candomblé, psicografia com letras idênticas a do falecido (muitas vezes) e outras coisas relacionadas a isso tudo.
Para vcs, tudo isso seria esquizofrenia? Loucura? Fingimento?
Enfim, não estou querendo treta, só estou perguntando porque como vcs não crêem em divindades e nem no sobrenatural, gostaria de saber a opinião de vcs. Não irei debater nenhuma resposta, só quero saber como vcs interpretam essas questões.

elas perguntam
17 2
eles respondem
30/09/2021 00h42
Viés de confirmação, interpretação mirabolante das coisas.

às vezes aparecem os charlatões, mas na maioria das vezes as pessoas de fato acreditam em coisas místicas, e pra isso elas interpretam a realidade de uma maneira bizarra, por exemplo tu pode fazer um ritual pra conseguir um carro, se tu conseguir, blz, deve ter sido o ritual, se tu não conseguir, é porque tu fez o ritual errado ou então os deuses decidiram não te premiar, ou seja, independente do que aconteça, dá pra te interpretar a situação sem abrir mão de acreditar nessas coisas.

Casas mal-assombradas têm histórias parecidas, às vezes são coisas mundanas que acontecem, e as pessoas pensam que são espíritos malignos na casa.
30/09/2021 05h18
Não sou ateu, sou agnóstico, mas sou cético.

pessoas enxergando espíritos /// elas não enxergam, se eu falar que tem um dragão invisível flutuante incorporeo e atermifo no meu quarto e que só eu consigo ver ninguém vai acreditar, a lógica é a mesma, e se você vê espíritos, procure um psicólogo, ou prove q eles existem de verdade sem usar leitura fria como o spooky house.

incorporando em terreiro de Umbanda/Candomblé /// duas teorias, fingimento ou auto hipinose, a pessoa acredita tanto naquilo que o cérebro faz parecer real.

psicografia com letras idênticas a do falecido /// (nunca tinha ouvido falar) a psicografia, pode se encaixar nos itens acima, já a letra idêntica, tem muitos jeitos de fazer, inclusive usando hipinose com as pessoas que estão lá pra elas pensarem q é a letra do falecido.

outras coisas relacionadas a isso tudo /// você não edpecificou, então expecifico eu:

"milagre" (vulgo qualquer coisa boa na concepção da pessoa) foi Deus que fez o milagre, mas se algo ruim acontece também foi a vontade de Deus, por essa lógica qualquer coisa é vontade de Deus.

Bíblia pode ter sido escrita por um Zé rola qualquer, ou até mesmo por Deus, mas quem garante que o que ele escreveu é verdade? Ele pode ser mal e ter escrito aquilo pra enganar as pessoas.

Enfim, mais alguma dúvida?
30/09/2021 04h23
Preguiça de explicar... Mas pra não deixar sem nada útil pra essa questão o meu comentário, toda religião alega algum milagre, manifestação, entre outros.

Exemplos: Zangbeto, cura milagrosa (praticamente toda religião teísta tem alegações disso), bençãos etc etc.

A pergunta surge, e então? Qual a religião verdadeira se todas tem "evidências" que mostram que são verdadeiras? Não pode haver duas verdades que se contradizem, é lógica básica.

Por aí se vê que algo de errado não está certo.

Séculos e até milênio atrás, coisas que eram consideradas manifestações divinas, foram totalmente explicadas pela ciência, como a epilepsia, esquizofrenia, psicose, efeito placebo e nocebo... Tudo isso era atribuído a manifestações espirituais como possessões demoníacas, maldições, bençãos, milagres e etc, hoje sabemos que não são coisas sobrenaturais.

Ou seja, mesmo que agora alguma coisa desse tipo não tenha explicação lógica e natural (ainda), não significa automaticamente que é uma manifestação divina, vamos ser um pouquinho racionais pelo menos né.

Claro que a ciência não é um deus, ou uma deusa, não sou cientificista, mas isso é um tema pra outro dia.
30/09/2021 08h58
A fé nao se discute, pessoas fazem coisas, e td tem explicacao pela fé. Se isto faz parte da vida da pessoa tranquilho.
anônimo
30/09/2021 08h07
para mim isso é tudo besteira, si a pessoa acredita fazer o que prefiro acreditar na fisica e ficar viajando nas teorias loka como a teoria da matrix
anônimo
30/09/2021 07h51
Essas pessoas entram em transe psicótico.
anônimo
30/09/2021 07h21
De alguma maneira, todos nós, apesar de sermos diferentes, somos todos iguais, pois somos energia.
Seja quem já se foi, nós e todos que ainda virão, tudo é energia.
Talvez, daí venha alguma coisa que faça com que alguns ou todos nós tenhamos essa coisa de sentir o outro, o passado, presente e futuro.
Afinal, o futuro é o passado em preparação.
Tudo já está aqui, se transformando a todo tempo.
A meu ver não existe sobrenatural, falta mesmo é a gente se entender na natureza.

Uma coisa legal que saiu recentemente:
https://jornal.usp.br/ciencias/proteina-da-saliva-do-aedes-aegypti-tem-potencial-para-tratar-doencas-inflamatorias-intestinais/
Um mosquito que causou a morte de várias pessoas possui uma proteína que possivelmente poderá tratar inflamação.

Quanto mais a ciência avança a gente vai entendendo nossas ligações no mundo.
30/09/2021 07h02
Eu parto do princípio que quase tudo isso é falso. Mas exorcismo pode ser forjado, hipnólogos já comprovaram e demonstraram como acontece.
30/09/2021 06h55
Não acredito em nenhuma crença, seja religiosa, espírita, umbanda, satânica, budista, que qualquer que seja, não me afeta e não influi em nada no meu pensamento.
Porém a sua pergunta, a coisas de foge da explicação, então fica a critério próprio acreditar ou não, porque cada um vai defender sua doutrina.
Também tem outro lado, pode ser fingimento sim.
Isso cega os seguidores, que acreditam piamente no que o seu "líder" diz.
Na maioria das vezes, esses líderes usam sua influência, pra conseguir dinheiro e fama.
Não são todos assim, porém existe esse lado.
anônimo
30/09/2021 05h38
Eu não acredito que essas coisas sejam reais, mas ao mesmo tempo não vou sair apontando o dedo na cara dessas pessoas e xingar elas de doente mental.

uma coisa não tem a ver com a outra.

eu não acredito pq é mt fácil vc enganar outra pessoa com mediunidade e cartas psicográfadas como o Mágico Houdini desmascarou um monte de mediuns falsas e um exemplo atual é o joão de Deus que mesmo abusando sexualmente das vítimas ainda tem gente que defende.
anônimo
30/09/2021 05h17
@Higurashi, @Kiyumi e a anônima mais bem votada disseram tudo já.
Se algo só pode ser visto usando superpoderes, então ele não existe na realidade, pertence à imaginação.
anônimo
30/09/2021 00h36
Eu enxergo tudo isso como um delírio coletivo que acomete as pessoas.
anônimo
30/09/2021 00h54
"Para vcs, tudo isso seria esquizofrenia? Loucura? Fingimento?"

Sim, é basicamente isso mesmo.
30/09/2021 00h51
Essa coisa de mediunidade é tudo falsidade, eles estudam coisas básicas da vida da pessoa, muita gente sabe imitar a caligrafia de outra pessoa. Espírito incorporando é só problema mental, e tbm tem as pessoas que acreditam cegamente que estão sendo perseguidas por uma força demoníaca ou algo assim e acabam "sendo possuídas" pelo demônio. A mente tem um poder muito grande, se vc realmente acreditar que está prestes a ser possuído, vc vai ser "possuído" a qualquer momento.
30/09/2021 00h44
É um delírio coletivo.
30/09/2021 00h37
não sou ateu mas existe muito charlatão por ai, não tem essa de "falar com os mortos", quem cai é trouxa infelizmente
30/09/2021 00h37
Não sei falar
elas respondem
anônima
30/09/2021 00h41
Não é porque não sei explicar um fenômeno que vou logo atribuir um significado divino.
É igual eu ter dor de barriga e não saber o que é e logo dizer que é um deus me punindo com dor de barriga.
Não tem lógica, mas é que o ser humano não sabe lidar muito bem com incógnitas então cria mitos, milagres pra explicar elas e sanar a angústia que as incógnitas causam.

Edit. E tu pode achar uma comparação boba que fiz, mas é assim que nascem os mitos e os milagres, por exemplo basta pesquisar sobre como surgiam os mitos da Grécia antiga.
30/09/2021 00h41
O tanto de pastor que paga pessoas só pra fingirem estar endemoniadas... Essa e outras coisas fazem a própria religião virar uma piada, algumas vezes. Você já viu aqueles crentes que ficam pulando e girando na igreja (quando desce o espírito, não sei como chamam)? Então, eu fico assim quando me empolgo com uma música que eu gosto e não acho que seja nada relacionado a divindades KKKKKK