É muito difícil conhecer alguém com alguma profundidade sem saber minimamente o que ela já viveu, sua trajetória até aqui, mesmo que grandes detalhes não sejam ditos. À medida que a conversa se desenvolve e vc vai ganhando confiança e intimidade, tanto vc qto ela acaba sendo impelido a compartilhar algumas coisas, não por acaso e do nada, mas para tentar ser compreendido em algumas situações que vão surgindo. Talvez isso gere alguma tensão ou desconforto, mas é algo q acontece...
De extremo mau gosto. Indica falta de bom senso ou de interesse. Exceções dizem respeito apenas a relacionamentos que geraram filhos, e apenas no que interfere nas crianças.
Depende do contexto e do que é falado. Se vier a falar algo nostálgico e cheio de sentimento e eu perceber que a pessoa ainda nutri algo, é broxante e eu caio fora.
Acho sempre válido saber sobre o passado de alguém, diz muito sobre o presente (ainda que alguns mudem). Agora, se for de alguém específico, aí é falta de ter fechado o ciclo.
Acho que no primeiro encontro que é quando você tem a primeira impressão sobre alguém, não é legal ficar falando de ex, tem que falar de si mesmo pra outra pessoa te conhecer. Deixa pra falar sobre experiências passadas mais pra frente, quando o relacionamento for se aprofundando.