Não escolhemos nascer, não escolhemos quando e como vamos morrer, temos que seguir leis impostas pela sociedade, temos que trabalhar com o que vier pra não morrer de fome, temos e temos... Realmente temos o livre arbítrio? Ou já fomos pré-destinados antes de nossa nascença?

eles perguntam
2 5
elas respondem
02/10/2021 12h05
Sim. O que não é livre é a consequência dos nossos atos.
Vc tem o livre arbítrio para pular da passarela, já os traumatismos etc , vc não tem escolha sobre o resultado. Pode sobreviver cacarecado, vegetar num leito ou morrer logo e não dar trabalho à família. Quem estabelece a consequência, não somos nós.
02/10/2021 12h05
Não :)
eles respondem
anônimo
02/10/2021 12h07
Quem disse que não se pode escolher quando se pode morrer? Suicídio acontece todos os dias. Quem disse que você é obrigado a seguir as leis? Pessoas vão presas todos os dias. Quem disse que você precisa trabalhar? Precisar de dinheiro e precisar de trabalho são coisas diferentes, conheço muita gente que não trabalha e nem por isso passa fome.

Óbvio que existe livre arbítrio porém toda causa gera uma consequência.
02/10/2021 12h08
Sim

O livre arbítrio vale para as coisas que vc escolhe fazer durante a vida, não antes ou depois dela
anônimo
02/10/2021 12h09
Temos, porém ao usarmos marcamos nosso destino
02/10/2021 13h35
Não existe
02/10/2021 15h50
Temos, mas é limitado as opções disponíveis. Você pode não seguir as opções, mas também arcará com as consequências.

"Não escolhemos quando e como vamos morrer" - Não exatamente, algumas pessoas se matam.

"Temos que seguir leis impostas pela sociedade" - Você só segue se quiser, mas deve estar preparado para as consequências, afinal, ninguém também é obrigado a aceitar todos os seus desejos pessoais.

"Temos que trabalhar com o que vier pra não morrer de fome" - Não, há diversas profissões no mercado, você não nasce sendo obrigado a ter uma profissão, pode trabalhar de inúmeras coisas. Há pessoas hoje que ganham dinheiro de várias maneiras diferentes. Em relação a passar fome, é a consequência, e não de livre arbítrio.

Você confunde livre arbítrio com ter poder universal. Suas atitudes influênciam a vida de outras pessoas que também tem o livre arbítrio delas.

Talvez o único problema seja o fato de não podermos escolher para nascer mas como alguém poderia escolher se não sabe como é viver? Então é complicado.