Quero ajudar minha prima mas não sei o que fazer, não quero contar pra minha tia ou para os outros parentes.
Minha prima tem 19 anos e está fumando maconha. Ela que é inteligente, sempre gostou de estudar, sempre com notas boas, sempre gostou de ler e adquirir conhecimento, onde ela passava eram só elogios, porque ela estudiosa, dedicada, educada, inteligente e linda.
Ela era uma menina tão doce, tão meiga, tão delicada, tão diferente das demais, parecia até uma princesa, era alegre, feliz. Até os 15, quase 16 anos assim.
Mas muitas coisas foram acontecendo e ela se tornou uma pessoa depressiva, ela tem depressão desde os 16, 17 anos e é A DEPRESSÃO. Não é uma coisa boba.
Ela já foi em vários psicólogos, tomou antidepressivos mas... continua com a depressão, a mesma falta de alegria.
As coisas que ela gostava antes ela já nao liga mais.
Houve um tempo em que ela nem se levantava da cama, só ficava deitada o tempo todo chorando, mergulhada na depressão.
Sempre tentei ajuda-la e continuo tentando, tenho ela como uma irma e detesto que ela fique assim. Queria que ela voltasse a ser aquela de antes,ela de verdade.
Ela agora só se veste de preto, não tem amigos, sai sozinha, e nem sabemos onde ela e com quem, ela simplesmente nao fala nada sobre ela. Ela trabalha,mas ainda assim se tornou muito antissocial, evita o maximo de contato com as pessoas. Ela e calada demais.
E alem de ter depressao, ser depressiva, antissocial, está fumando maconha. Ontem abri a porta do quarto dela e vi ela fumando. Ela nem se preocupou em esconder a maconha e falou que se eu quisesse contar tudo pra ficar a vontade. Mas eu nao vou fazer isso com ela, sei que ela ficaria chateada.
Mas o que posso fazer pra ajudar? Queria que ela fosse aquela de antes, que conversava, que saia que era alegre.. pq ela ficou assim? As coisas que aconteceram com ela que sao responsaveis? Tem algum meio de resolver isto? Ela se nega ir em psicologo.

elas perguntam
6 3
eles respondem
03/10/2021 13h22
Sim, ela ficou assim pelo que aconteceu no passado e não tem como você descobrir o que foi, todo mundo tem segredos.

Quanto a tentar ajudar ela, já pensou em dizer como sente falta da pessoa que ela era antes? Chamar para sair mais vezes?

Ela está num momento delicado, não deixe ela cair no mundo das drogas, isso vai matar ela.
03/10/2021 13h23
Complicado, pq ir em psicólogos e não melhorar um pouco pelo menos... Ela já foi em quantos e por quanto tempo ficou na psicoterapia? Pois isso influência bastante na cura.

E a sua prima, tem que querer ser curada, como Sêneca disse uma vez: “É parte da cura o desejo de ser curado.”

As vezes a depressão pode tirar o desejo de cura eu acho.

Tente convencer ela racionalmente a ir em um psicólogo tente fazer ela ver o estilo de vida precário dela para tentar fazer ela ter vontade de ser curada, caso nada funcione, não tem nada que você possa fazer, não tem como ajudar quem não quer ajuda.
anônimo
03/10/2021 13h22
Tadinha, tenta ficar mais com ela mesmo ela não querendo... Virou feminista também?
03/10/2021 13h20
Tente convencê-la a ir para a academia ou fazer exercícios físicos.
03/10/2021 13h24
Não tem o que fazer.
03/10/2021 13h31
Adolescente sempre acha que a solução pra tudo é fumar maconha ou encher a cara
elas respondem
03/10/2021 13h17
Não sei, tô ajudando nem a mim
03/10/2021 13h22
Não tem como ajudar alguém que não quer ser ajudado/a.
03/10/2021 13h23
"Ela nega a ir ao psicólogo" Aí fica difícil, única pessoa que pode tratar melhor esse quadro depressivo que ela tem é um profissional, tenta convencer ela, fala que é pro bem dela, e psicólogo não é só pra quem depressão, fazer terapia é muito bom, ela precisa ir melhorando aos poucos, chama ela pra sair, se distrair...