Não opino sobre isso
05/10/2021 16h00
Não tenho lugar de fala
anônima
05/10/2021 16h15
Não.
Já tá paga.
A divida pendente é a relacionada a questão racial.
Onde os negros ainda estão presos a questões subalternas devido as consequências da escravidão recente.
De qualquer forma se isso cair em cotas e bla bla bla.
Não vejo porque ainda tem gente que reclama disso
eles respondem
anônimo
05/10/2021 13h10
Eh uma falsa equivalência pq não existiam portugueses e nem espanhóis na conquista moura. Antes da invasão dos mouros na península ibérica, aquela região já havia sido invadida e conquistada por povos bárbaros: os Suevos e Visigodos que fundaram reinos ali. Lembrando que os povos bárbaros quando conquistaram aquela região elas pertencia aos romanos.

De qualquer forma os mouros foram bastante tolerante com os povos da península ibérica, eles tinham liberdade religiosa e não foram perseguidos ou massacrados e nem exterminado. Tbm não foram escravizados.
Mas um detalhe havia muitos judeus naquela época na península ibérica, eles tbm tinha liberdade religiosa. Quando os cristãos expulsaram os mouros eles logo se voltaram contra os judeus que foram perseguidos.
anônimo
05/10/2021 13h02
Não, se fosse assim deveria aos vikings e tomando também, os portugueses é que tem dividas histórica com grande parte do mundo
05/10/2021 13h04
Muitas etnias escravizaram durante séculos outras etnias,dívida histórica é só mais uma baboseira.
05/10/2021 14h11
Todo mundo deve todo mundo.
Mas defender Bolsonaro é coisa de retardado
05/10/2021 14h12
Eu acho esse negócio de divida histórica uma puta babaquice.

Até tem sim uma influência negativa no desenvolvimento do país por um período de tempo, mas não é justificativa para o país se manter no limbo por tantas décadas.

A exemplo dos EUA, foram explorados pelos Ingleses e isso não impediu de se tornarem uma potência global. A Alemanha foi destruída duas vezes, e olha o país top que é hoje, melhor do que o Brasil.

O que eu quero dizer é que ninguém deve nada a ninguém, passado é passado, o correto é olhar para o futuro e levar o passado apenas como aprendizado para que não haja repetição.
05/10/2021 14h12
Não acredito nisso.
24/10/2021 19h39
Não, eles fizeram o correto. Europa é um câncer.