É muito debatido no Brasil se a saúde pública é um dever do estado como educação, segurança pública e nacional. Apesar de a Constituição Brasileira de 88 assegurar o direito a saúde e dever do estado, muitas pessoas questionam a eficiência do sistema atual.

Em países como os EUA, o sistema de saúde é baseado em seguros, então as pessoas devem pagar por planos de saúde para ter assistência básica. O estado americano, por meio do Medicaid, apenas cobre casos de vida ou morte para pessoas de baixa renda, o que passar disso, o cidadão americano terá de arcar com os custos médicos, podendo passar de milhares de dólares. Uma simples ambulância custa, em média, 500 dólares só para ir te buscar.

No Brasil, apesar da existência de um sistema universal público de saúde, muita gente ainda fica desassistida, algumas até falecem antes mesmo de serem atendidas. Parte por culpa do baixo investimento público na área, e outra parte pela forte corrupção que desvia verbas do setor.

Na sua opinião, o modelo atual é eficiente, mas a corrupção e a falta de investimentos é que atrasa todo o sistema ou deveria ser tudo privatizado, porém regulamentado pelo estado para que pessoas tenham acesso a planos privados mais em conta?

Há uma outra alternativa "hibrida" em que alguns países como Canadá, Inglaterra e Suíça usam como parceria entre setor público e privado para oferecer serviços acessíveis e eficientes a população.

Alguns especialistas dizem que o Brasil não fortalecesse o sistema privado de saúde brasileiro, o que sobrecarrega o SUS e o ajuda a tornar ineficiente.

eles perguntam
8 11
elas respondem
anônima
05/10/2021 14h39
Na verdade é o oposto.
Pagamos impostos pra caralho! Quero SUS de qualidade apesar de ter plano de saúde! Governo estupra a gente com impostos e vem com lorota de se comparar com EUA.
Vamos comparar vida em Marte com Vênus?
anônima
05/10/2021 17h57
Eu pago imposto pra isso, o SUS está longe de ser perfeito, mas poderia ser muito pior sem ele.
05/10/2021 17h28
sim, sou comunista
anônima
05/10/2021 19h09
Claro, a saúde deveria ser de qualidade mesmo para quem não possui plano de saúde. Afinal, pagamos exação tributária para isso...

Aí que vem a polêmica e interminável pergunta: para onde foi esse dinheiro todo que investimos tanto para garantir nossos direitos e qualidade de vida digna?
Com o tanto que nos é cobrado, a qualidade de vida no nosso país deveria ser exemplo para os outros países.
22/10/2021 21h40
Não li sua descrição porque sei como funcionam seus argumentos.
Partindo por base de que a maioria dos brasileiros não tem condições de pagar uma consulta nem com clínico geral, ou por exemplo: imagine se as vacinas não fossem gratuitas?
Uma vacina básica custa por volta dos R$90,00, quem daria conta de custear isso? Até os ricos vacinam os filhos na rede pública.
Desta feita, se o país oportunizasse emprego e salários dignos até poderia se pensar num modelo geral de saúde privado, da maneira que é, o SUS é extremamente necessário e um sistema que já foi visto de perto para servir de modelo a vários países.
anônima
22/10/2021 15h11
Com certeza.
anônima
22/10/2021 16h33
Claro. E muitas empresas já pagam convênio particular aos funcionários isso ajuda muito tmb
anônima
22/10/2021 21h26
Não sei, não li.
eles respondem
anônimo
05/10/2021 14h48
Saúde como pública para todos implica em algumas coisas. Muitos tratamentos neurológicos ou oncológicos custam mais dinheiro para atender (sem necessariamente ter chance de cura) do que o serviço público investirá em cidades inteiras por anos. Se o serviço público vai cobrir os tratamentos multimilionários, várias pessoas vão passar fome no processo. É justo?

A saúde custeia o Estado em níveis estratosféricos. O motivo pelo qual várias pessoas acham tão difícil serem atendidas é porque, se o estado desse todos os tratamentos a todos que precisam, o Brasil entraria em falência em menos de um mês. Ao mesmo tempo, eu não sou a favor de remover a saúde do rol estatal como os EUA fazem. Serviços de urgência são necessários demais para a população, que não pode ficar desassistida. Contudo, se você levar em conta a atenção básica como preventiva dos custos das urgências (pessoas evitando crises de pressão alta, etc.), o investimento em atenção básica é mais rentável que investir em urgência.

Eu trouxe as informações para serem levantadas. Eu não tenho as respostas. O que eu sei é que muitíssimo dinheiro vai para a saúde, e 85% deste dinheiro vai para serviços que beneficiam uma única pessoa de cada vez, não a coletividade.
anônimo
05/10/2021 14h41
Antes da criação do SUS na Constituição de 1988 era muito pior, as pessoas só tinham atendimento se pagassem por um médico particular ou se fossem assegurados pelo INPS.
22/10/2021 15h12
Obrigação do Estado. Não deveria nem existir saúde privada, e o caso absurdo da Prevent Senior matando pessoas para lucrar é a prova disso.
05/10/2021 19h12
"Na sua opinião, o modelo atual é eficiente, mas a corrupção e a falta de investimentos é que atrasa todo o sistema?"
SIM

gostaria de não ter a necessidade de pagar plano de saúde, e até escola básica particular para filho. Lógico, isso é utopia aqui no br
22/10/2021 15h09
Com certeza não.
22/10/2021 12h52
Sim, pois nem todas as pessoas têm condições de pagar plano de Saúde.
05/10/2021 14h47
Gratuita não é porque todo mundo paga de uma forma ou outra, seja pagando impostos e tributos ... ou sendo cobaia para os residentes praticarem. Eu sou a favor sim porque pagar plano de saúde é um saco, mas muitas coisas tem que ser melhoradas. Essa alternativa "híbrida" é justamente o que o Brasil usa, onde às vezes você opera em hospital privado mas o SUS custeia tudo.
anônimo
22/10/2021 15h11
Sim
05/10/2021 14h47
Toda solução que você tentou colocar para resolver o problema de saúde, como essa alternativa "híbrida", esbarra no problema inicial: corrupção.

Enquanto houver corrupção será impossível qualquer tipo de solução. A corrupção dificulta tudo, tanto é que ela influência diretamente no IDH de um país, tanto que os EUA tem um índice abaixo de países com PIB muito menor.

Resumindo, prefiro que permaneça público mesmo.
22/10/2021 15h46
Obrigação do estado, é esse um dos motivos da existência do estado: dar segurança, saúde, educação.

Os EUA não é paramento de comparação, lá você paga até pela ambulância, muitas chegam a falência quando precisa de um longo tratamento, muitos acabam falecendo em casa mesmo para não perder dinheiro. A saúde não é barato por lá.

O SUS só precisa ser melhor administrado, não tendo desvio de dinheiro (o que deveria ser considerado crime hediondo), já fui melhor atendido no SUS do que no particular.
05/10/2021 14h40
É muito debatido por quem?
Kakakakak
Pobre nao tem tempo pra debater.
Ou ta na fila do sus ou vai entrar em algum momento.