Para Max Weber, um dos pensadores mais influentes da Sociologia, os processos de mudanças estruturais culturais e racionais são chamados de racionalização do mundo social. Existe duas formas de racionalização, a formal e a substantiva. A formal relaciona-se com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico da Sociedade Moderna, estando ligado aos aparelhos institucionais que se estruturam burocraticamente, organizando-se por uma hierarquia delimitada por regras fixas.
Enquanto a substantiva difere da formal em sua conduta, que não é voltada para fins, ela leva em consideração o contexto social que está inserida.

eles perguntam
0 4
eles respondem
anônimo
06/10/2021 11h56
Com a maior complexidade dos novos Estados Nacionais modernos, a burocratização do mesmo se tornou essencial para sua administração e manutenção. A burocratização é um legado do racionalismo, como praticamente todas as inovações que obtivemos pós idade das trevas
anônimo
06/10/2021 11h53
Boa pergunta.
26/10/2021 12h44
Ninguém sabe.