A felicidade para a literatura filosófica pode ser dividida em duas grandes vertentes, a primeira é a visão hedonista da felicidade em busca do prazer pessoal em oposição a tristeza e a dor. Enquanto a outra vertente se refere as virtudes e a ética pessoal em busca sempre de uma vida feliz.

eles perguntam
2 9
elas respondem
anônima
10/10/2021 00h59
Não sei, meu amor.
anônima
09/10/2021 19h26
Não sei nem o que é felicidade pra mim imagina se vou saber pra porra de literatura filósofica.
eles respondem
10/10/2021 00h57
É gozar na cara de alguém.
anônimo
10/10/2021 00h59
Minha felicidade literária é ler Camões.
09/10/2021 19h21
Filosofar de sábado é tenso..flw
09/10/2021 19h25
No hedonismo a busca é pelo prazer (geralmente sexuais), porém por exemplo no epicurismo e estoicismo a busca é pela apatheia e ataraxia, que se alcança através da sabedoria.

Enquanto um é basicamente a procura da sobreposição da dor pelo prazer, a outra é a busca pela privação da dor e do sofrimento, é o afastamento.

Claro que falo numa perspectiva da filosofia grega antiga pois o assunto é abrangente, porém estas duas correntes filosóficas sobre a felicidade influenciaram diversos filósofos e filosofias.
anônimo
09/10/2021 19h39
Felizmente não há uma resposta exata, pois há mais de uma definição de felicidade dentro da Filosofia, mas no geral é o oposto do que é incômodo para o ser humano, seja a ignorância, sofrimento, falta de virtudes, vícios carnais, comodismo...
anônimo
09/10/2021 19h24
Questão do 2° ano do ensino médio.
09/10/2021 19h29
Nessa eu tô com o filósofo chorão
10/10/2021 18h13
Não existe.
anônimo
10/10/2021 18h25
Concordo com as duas.
Felicidade só existe se você tem prazer e dever.
Prazer é prazer mesmo: transar, comer, etc.
Dever é a sensação de reconhecimento por quem você é, contribuindo e sendo contribuído por outras pessoas.