Para Heidegger, principal filósofo da Ontologia (filosofia do Ser), o ser do homem é denominado de "Ser-Aí" ou "Dasein". O seu grande tema de indagação é o sentido do ser, o estudo do ser, o ser-ai sempre se realiza no mundo de tal maneira que o homem pode ser compreendido como um ser no mundo, sendo que o homem não tem liberdade de existir fora do mundo ele pode ser considerado um ser jogado no mundo e é no mundo que realiza o seu ser e na realização deste ser ele encontra o sentido do ser. Para que isso aconteça a pessoa deve projetar-se na direção de potencialidades mas que são potencialidades do futuro, assim toda a vida de um indivíduo está na capacidade de projetar-se, de realizar-se no futuro ou de lançar-se para frente. É assim que o ser humano realiza o seu ser e é assim que ele abre a possibilidade para o próprio ser se manifestar.

eles perguntam
2 7
elas respondem
anônima
10/10/2021 00h14
Não sei.
01/11/2021 18h20
Ainda prefiro Hamlet de Shakespeare: " ser ou não ser eis a questão". Rsrs Brincadeira!! É bem profunda a filosofia de Heiddeger, prefiro a filosofia de Platão e o seu mundo das ideias. Rsrs
eles respondem
anônimo
01/11/2021 19h03
É uma espécie de ansiedade frente a morte e ao nada.

Um relato interessante sobre Heeidegger que diz muito sobre sua filósofa:

"Em fevereiro de 1976, Heidegger, ciente de que estava morrendo, pediu a Welte( um amigo pessoal e padre) para que proferisse um curto sermão no seu funeral. Desconcertado, Welte protestou
que durante o passar dos anos, Heidegger deixou claro não ser uma pessoa crente, que seu pensamento, quando muito, seria ateísta (isto é, sobre Ser, e não sobre Deus) em essência.
“Mas eu nunca deixei {formalmente} a Igreja”, respondeu Heidegger. Finalmente consentindo, Welte perguntou ao velho Mestre sobre o que ele gostaria que ele falasse – qual texto
da escritura, por exemplo, ele pensava ser apropriado para se meditar sobre. Heidegger respondeu: “Peça e receberá,
procure e encontrará, bata, e a porta se abrirá para você” (Lucas 11:9)."
10/10/2021 18h39
A angústia em Heidegger é o que o Dasein sente ao captar o Nada, para ele, a morte. É o sentimento autêntico por excelência. Como diz o ditado: "A única certeza da vida é a morte".
anônimo
10/10/2021 00h12
Tudo Ego.rs
anônimo
10/10/2021 18h37
Prefiro Nietzsche
10/10/2021 18h35
Não existe.
anônimo
01/11/2021 18h26
Eu tenho prova de hermenêutica semana que vem e eu odeio Heidegger, nem ele sabe o que tá falando. Sou mais o Gadamer