A esquerda fica para cá ⇦, e a direita para lá ⇨.
anônimo
20/05/2022 00h07
Basicamente:
A esquerda quer propor mudanças na sociedade afim de torná-la mais justa e fazer com que a vida dos habitantes de determinado país seja feliz (muitas vezes as mudanças são certo mas as vezes dão errado também)

A direita quer que tudo fique do jeito que está e o governo é focado apenas no lucro do estado e seu foco é na burguesia. As vezes a direita até propõe mudanças, mas para mudar de volta ao que era antigamente
10/10/2021 21h16
Os ideólogos de esquerda pretendem aperfeiçoar o mundo por meio de políticas que instaurem a justiça social, ou o igualitarismo, ou a socialização dos meios de produção econômica, ou qualquer outra ação que remeta à ideia de igualdade. Já os ideólogos de direita pretendem perfectibilizar o mundo a partir de uma perspectiva idealizada do passado e da tradição, de valores nacionais ou religiosos.

Geralmente, a alcunha “direitista” é aplicada sem muita acuidade crítica ao pensamento conservador. Do mesmo modo, a alcunha de “esquerdista” é aplicada às reflexões e propostas progressistas.

Conservadores e progressistas, não raro, associam-se com liberais. É o caso, por exemplo, de quem defende ideias progressistas, como o aborto, políticas de cotas etc., mas defende a liberdade econômica, isto é, livre mercado, livre concorrência etc.; ou, ao contrário, quem defende política antiaborto, política contra as cotas e contra programas sociais fomentados pelo Estado, mas também se ajusta, igualmente, à prática do liberalismo econômico. Do ponto de vista político e ideológico, progressistas e conservadores divergem, mas concordam, por vezes, quanto à economia. Vê-se, então, que o problema é mais complexo do que se imagina.

As raízes do pensamento conservador e progressista remontam ao século XVIII, especificamente às figuras de Edmund Burke e Jean-Jacques Rousseau, respectivamente. O primeiro é uma das principais fontes do pensamento conservador contemporâneo, e o segundo, do pensamento progressista, que se bifurca em liberais moderados, reformistas e revolucionários.

Fonte: https://bit.ly/3As3h07
anônimo
10/10/2021 21h23
A direita apoia 0% de liberdade civil e 100% de liberdade econômica
Direitistas tendem a favorecer a liberdade econômica mas frequentemente apoiam leis que restringem os comportamentos pessoais que violam os "valores tradicionais". Eles se opõem a um controle excessivo do governo nos negócios, enquanto incentivam a ação governamental para defender a moralidade e a estrutura tradicional da família. Direitistas geralmente apoiam um forte poderio militar, se opõem a burocracia e altos impostos, favorecem a economia de livre mercado e defendem a forte repressão ao crime.
Os Esquerdistas querem 100% de liberdade civil e 0% de liberdade econômica.
Esquerdistas geralmente abraçam a liberdade de escolher em questões pessoais, mas tendem a apoiar um controle governamental significativo na economia. Eles geralmente defendem uma rede de assistência financiada através de impostos para auxiliar os desamparados, e advogam uma ampla regulação nos negócios.
Esquerdistas tendem a favorecer regulações ambientais, defendem as liberdades civis e livre expressão (conceito hipócrita e deturpado), apoiam a ação governamental para promover a igualdade e toleram diversos estilos de vida.
anônimo
10/10/2021 21h24
O sentido
10/10/2021 21h29
O meu é pra esquerda.
10/10/2021 23h45
Nenhuma diferença
elas respondem
anônima
10/10/2021 21h19
A diferença é que uma luta pelo certo e a outra é formada por uma cambada de vagabundos.