Nossa, muito me arrependo de não ter estudado mais e entrado numa publica! Se tivesse o tanto de informação que tenho hoje teria entrado com certeza! Mas acho que porque as públicas tem mais critérios para entrar, a Fuvest é bem difícil!
Já que você está falando de ranking de universidades, deve-se avaliar o que uma universidade pública constuma estruturar melhor do que uma particular.
Infraestrutura sabemos que não é kkkkkkkk
A diferença é o ensino-pesquisa-extensão; todas as universidades públicas estão pautadas nesse tripé. É algo que muitas vezes não está sob o alcance ou influência de uma universidade particular.
Eu já comparei duas faculdades, sendo uma pública e a outra particular, do mesmo curso e a diferença é enorme. O conteúdo abordado, na pública, vai além de conhecimentos de livros, os professores passam apostilas, artigos... A cobrança também das notas finais.
O TCC é o que eu vi mais diferença, na particular eles aceitam um trabalho de 20 páginas como sendo um trabalho final de curso, sendo que isso na pública é só a parte de formalidades como capa contra capa, sumário, lista de figuras etc.
Isso depende muito do curso em si, mas a questão é que ricos vão para faculdades públicas para economizar dinheiro e por terem uma formação acadêmica muito mais forte conseguem notas altas para entrar nessas faculdades 0800.
Pobre com dupla jornada paga a faculdade com quase todo o dinheiro do trampo.
Porque adotam processo seletivo e captam os melhores alunos, que geralmente se formaram em escolas privadas, e o ensino básico pesa muito mais que o ensino superior no resultado final de um aluno.