Existe algum procedimento temporário que pode ser feito nesses casos ou realmente a gente passa as contas para o nome do inquilino? E aquela coisa de uso capião, se passar 10 anos ele pode querer ficar com a nossa casa, mesmo tendo apenas alugado durante tanto tempo?

elas perguntam
6 1
eles respondem
anônimo
12/10/2021 06h26
Sobre o débito de água é de responsabilidade do locatário do imóvel cobrar do inquilino anterior ou requerer por meios judiciais, não transferindo, assim, essa responsabilidade para novos inquilinos. Com relação a usucapião, isso não se enquadra em aluguel de imóveis devidamente registrados e com contratos de locação bem definidos.
anônimo
12/10/2021 06h46
Usucapião não tem nada a ver com isso.

Geralmente é acordado entre o locador e o locatário se a água e a luz estão incluídas no aluguel (caso em que ele lidará com isso) ou se estão à parte (caso em que quem aluga pagará). Se a pessoa que aluga tiver que pagar, a transferência de titularidade também varia conforme o acordo, mas o mais comum é que se peça para transferirem, desde que não haja dividas naquela conta. Uma vez tendo assumido uma destas contas, você pode cancelar sua relação com elas a qualquer instante, indo de novo na agência de distribuição de água e luz e pedindo para cessar sua obrigação de pagar. Se ninguém reassumir isso, eles vão lá e cortam a água e a luz.
12/10/2021 07h11
Não, o governo paga tudo pra você, como sempre o capitão Jair Messias Bolsonaro fazendo um ótimo trabalho.
anônimo
12/10/2021 07h13
Se vc tem um contrato de aluguel não haverá usucapião. Quando vc não mora mais no imóvel vc desliga água e luz e quem for morar novamente liga água e luz no nome dele. Se vc mantiver no seu nome e eles não pagarem a dívida fica pra você.
12/10/2021 08h43
Pior besteira que vc pode fazer com um imovel seu e aluga lo e deixar agua/ luz no seu nome. O mais provavel e o calote ( geralmente na ultima conta antes do inquilino entrega lo). Ja passei por essa situacao e levei um calote de quase R$ 400.00. Desde entao, so alugo passando as contas para o inquilino.
elas respondem
12/10/2021 08h18
Meu pai tem uma casa alugada, mas ele é muito boca aberta e só dá dor de cabeça essa situação.

Aqui, a gente não altera o nome do inquilino, a casa continua com o nome do meu pai e o morador paga o valor da água e energia. Quando o morador atrasa, meu pai recebe um SMS no celular, depois pede para eu olhar nos sites a 2° via e se tem algum em aberto, tinham 6... acabaram cortando, imagina o preju.
Sugiro que faça um contrato, porque se o inquilino tiver crianças, e assim como no caso do meu pai, o inquilino for mãe solteira, não é possível fazer o despejo.