Uma obra muito importante da filosofia política moderna e inspiradora das futuras correntes revolucionárias, a obra O Contrato Social de Rousseau publicada no ano de 1762, defende o princípio da soberania popular, um dos pilares do estado de direito. A soberania diz o Rousseau, é a faculdade última de decidir, ela se exprime em particular no fato de decidir sobre leis civis. Com certeza um dos pontos centrais da concepção política de Rousseau, está em torno da questão da soberania do povo, que a exprime através do exercício da vontade geral. O povo ao mesmo tempo é autor e sujeito das leis, ele obedece sem sujeitar-se.

eles perguntam
2 8
elas respondem
anônima
14/10/2021 06h42
Olha, nem sempre a decisão da maioria é uma decisão legal. Você vê o histórico político e democrático do Brasil.
14/10/2021 20h25
Depende...
Eu aposto na guerra de todos contra todos e ai temos que criar nosso leviatã.
eles respondem
15/10/2021 01h10
Admiro a sua disposição pra ler livro assim. Eu não consigo me forçar a ler coisas didáticas que não sejam sobre roteiro. :c
anônimo
14/10/2021 07h31
Eticamente falando, não é, mas na prática...
anônimo
14/10/2021 09h24
Na época a obra foi revolucionária, já que as autoridades não tinham nenhum afeto pelo povo, que era explorado.
Hoje, a democracia se mostra um sistema muito manipulável, porque pode ser moldado mediante a falta de educação. Um povo burro vota errado, elegendo pessoas que fazem mal para ele, e frequentemente nem nota o mal que está sofrendo, já que não tem conhecimento para isso.
Não tou defendendo a ditadura. A democracia é melhor, mas não usando o método de seleção vigente.
14/10/2021 16h36
Há quem diga que democracia foi inventada por burgueses para proteger a elite, o objetivo da democracia nunca foi dar voz ao povo de fato.

Eu acho que faz sentido, quantas coisas que os políticos não aprovam que a população não quer e o posto também.

Os políticos criam um mundo deles e fingem que fazem parte do povão.
15/10/2021 01h11
Discordo de tudo.
14/10/2021 07h28
Se a vontade geral for comer sua bunda.
Vc ta literalmente fodido.
16/10/2021 11h52
Isso não passa de uma ditadura da maioria. Se 50% + 1 pessoa decidirem bullynar outra, é correto? Ou roubar, ou agredir fisicamente? Não existe nenhuma verdade encantada que recai nos ombros da maioria.