A maioria das legislações exigem, além da confirmação do status irreversível da doença, um documento assinado voluntariamente pelo paciente (ou pelos pais), prova de que o doente está sofrendo com dores fortes e que cada caso passe por uma comissão de médicos, juízes e psicólogos.

Desde 1934, o Uruguai tolera a morte assistida, permitindo que a Justiça não penalize quem cometa o homicídio piedoso. Apesar disso, a prática não é legalizada. A Colômbia desde 1997, segue a mesma lógica.

A Europa é o continente onde mais países permitem o suicídio assistido (morte provocada pelo próprio paciente). Desde 2002, a Bélgica permite a Eutanásia de crianças.
Na Holanda, menores também podem optar pela morte, mas é preciso ter a idade mínima de 12 anos. Suíça, França, Alemanha, Áustria e Luxemburgo também legalizaram a eutanásia. Nos Estados Unidos, atualmente, cinco Estados autorizaram a prática: Oregon, Washington, Verment, Montana e Texas.
E no Brasil? A eutanásia é ilegal e considerada antiética pelo código de medicina. Já a ortotanásia (morte provocada pelo próprio médico quando vê que o quadro do paciente é irreversível) é aceita.
A lei estadual 10.241, de 1999, conhecida como Lei Mário Covas, permite aos paulistas "recusar tratamentos dolorosos ou extraordinários para tentar prolongar a vida e optar pelo local de morte".

eles perguntam
0 6
eles respondem
15/10/2021 01h31
Eutanásia é um assunto foda.
anônimo
15/10/2021 06h25
Sou a favor de que a dignidade precede a vida.
A vida não existe para a morte. A vida existe para si mesma. Uma vida indigna não é vida.
15/10/2021 06h34
Sou a favor da eutanásia, nosso conceito de moral e ética não deve infligir dor e sofrimento a alguém que não os possua.
15/10/2021 01h29
Não sou, vidas não tem muito valor.
anônimo
25/10/2021 13h02
Eu sou à favor do suicídio e da eutanásia