A República de Platão provavelmente é a sua obra mais importante, escrita em 370 a.C, ela é a busca racional de uma cidade perfeita. Historicamente ela se enraíza em uma questão aberta pelo projeto democrático e trata da definição do que é o justo. Platão quer pensar a política a partir de um horizonte de um duplo revês ou de uma democracia degenerada, cujo sintomas são a condenação e de seu mestre Sócrates no ano 399 a.C e o da dominação tirânica dos 30.
Na República afirma-se o papel irredutível da razão, mas o verdadeiro adversário continua sendo como nos outros diálogos de Platão, os sofistas e a sua tese relativista acerca das questões humanas. Contra isso, ele define uma norma ideal de justiça, em sua dupla acepção de entidade inteligível e perfeita, ela é obrigada a ser absoluta e não pode ser atingida senão pela inteligência de quem a busca, isto é, em primeiro lugar pelo filósofo.
A investigação sobre o estado justo não pode prescindir da investigação sobre a alma virtuosa. A grande questão do livro é: "o que é justiça" e ela trata tanto do plano individual como coletivo.
Individual tentando responder o que é a justiça na alma e coletivo tentando responder o que é a justiça no estado.

eles perguntam
1 8
elas respondem
anônima
16/10/2021 02h11
Você é muito culto e eu muito ignorante.
eles respondem
anônimo
16/10/2021 01h56
Só sei que platão recebeu esse apelido por ter ombros largos, na grécia antiga o pessoal era bastante ativo nos exercícios físicos. O nome de platão era Arístocles. E uma curiosidade: O filme matrix foi baseado na alegoria da caverna.
16/10/2021 02h41
Tô pra ler ainda Apologia a Sócrates.
anônimo
16/10/2021 02h58
* Toda ordem é tirânica (isso se ela não for baseada na razão, aquele lance do rei-filósofo).
* Há três imagens do bem: 1° Sol 2° Linha 3° Caverna, e por meio desses elementos, o indivíduo será capaz de se esclarecer e alcançar a razão, tornando-se o rei-filósofo.
* A alma humana é dividida em três partes (que podem se confrontar entre si): 1° Desejo 2° Coração 3° Razão, e com a harmonia dessas três partes, o indivíduo é capaz de ter uma vida boa e ser justo.
* A justiça não é, por si, um bem.
* Entre amigos, tudo é comum (seria Platão um protocomunista rs?).
* Aquele que é justo é mais feliz do que o injusto

(Esse vídeo tá mais completo)
anônimo
16/10/2021 05h51
Não conheço a respeito desta obra, mas não consigo concordar com o que está descrito dela. Uma justiça absoluta, em que os casos não são julgados e sim apenas a lei é aplicada, é muito impiedosa, além de intrinsecamente falha, uma vez que múltiplas interpretações cabem não só a ideias, mas mesmo a fatos.
Dito isso eu muitas vezes sinto falta de que seja dada menor autonomia ao aplicador da lei, com leis menos discricionárias, mas não absolutas. Aí já é demais.
16/10/2021 02h04
Mais velho vou me preocupar com isso, mas agora só quero a vagina dela no meu pênis. Você deveria se preocupar com o mesmo amiguinho.
anônimo
16/10/2021 01h55
Pergunta a Platão
16/10/2021 10h07
O socialismo.
16/10/2021 15h36
Eu não sei.