Exemplos:
1. O carro deu perca total ou perda total?
Isso é uma perda ou perca de tempo?

2. Deus, não permita que eu perca/perda a esperança.

3. Estudar não é perda/perca de tempo.

4. Não quero que ele perca/perda essa vaga.

5. Meu gestor não quer que eu perda/perca minhas comissões.

eles perguntam
5 5
elas respondem
anônima
16/10/2021 06h57
N sei, pergunta lá no posto Ipiranga.
anônima
16/10/2021 06h59
1. O carro deu perda total.
2. Deus, não permita que eu perca a esperança.
3. Estudar não é perda de tempo.
4. Não quero que ele perca essa vaga.
5. Meu gestor não quer que eu perca minhas comissões.

O "perca" só é usado assim "que eu perca..." nessa modalidade verbal.
Não sei explicar, só sei que é assim.
16/10/2021 10h02
Eu ACABEI de dar um Google nisso!
Respondi uma pergunta agora e não sabia se deveria escrever perda ou perca.
Continuo sem saber :/
16/10/2021 10h03
"Perca" é uma das conjugações do verbo perder. Há outras, como percamos, percais, percam. Porém, "perda" é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder. "Perda" ocupa as funções de sujeito ou objeto.

O erro é usar perca no lugar de perda. Usos corretos:

Não perca tempo com isso.
Isso é perda de tempo.

Desisto do meu time caso ele perca o campeonato.
Mudo de time caso haja nova perda do campeonato.

Pareço inteligente, mas copiei daqui > https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/8220-perca-8221-ou-8220-perda-8221/
anônima
16/10/2021 10h07
PERDA: Palavra no substantivo que significa um ato, o de perder.
PERCA: A forma conjugada no imperativo, na 3.terceira pessoa do verbo PERDER
eles respondem
16/10/2021 10h09
2, 4 e 5 são exemplos do uso do PERCA pois são conjugações do Presente do Subjuntivo (QUE + PRONOME + VERBO) "Que eu faça..."

Todos os outros casos = perda
16/10/2021 15h35
É impossível saber.
16/10/2021 15h37
Desperdício de tempo
16/10/2021 10h01
Perca é verbo flexionado na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo do verbo perder, perda é o substantivo do qual se deriva esse verbo.
Perda geralmente é usado com função nominal e perca, com função verbal, no caso como um verbo nocional, então indica ação.
Essa diferença se encontra mais com a prática e com a familiarização com a língua.
Normalmente, o presente do subjuntivo vem com o elemento "que" seguido por algum pronome antes:
Que eu perca
Que tu percas
Que ele ou ela percam
Que nós percamos
Que vós percais
Que eles ou elas percam
Normalmente esse tempo é utilizado em orações subordinadas substantivas, com sentido incompleto perante a oração principal, o "que" normalmente funciona como conjunção integrativa nesses casos.
Como a anônima colocou, essa terceira pessoa do singular do subjuntivo é base para formar a terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo e do imperativo negativo.
A segunda pessoa é obtida no imperativo afirmativo é a mesma do presente do indicativo sem o "s" ou seja: "tu perdes" se flexionaria como "perde tu" e "vós perdeis" como "perdei vós", e no imperativo negativo, é flexionada de forma idêntica ao presente do subjuntivo: "não percas tu" e "não percais vós".
Disso vem a diferença entre "perde tu", "perca você", "perdei vós", "percam vocês", "não percas tu", "não perca você", "não percais vós" e "não percam vocês".
16/10/2021 10h12
Impossível.