Que eu saiba, nenhuma pessoa voltou da morte para dizer o que acontece do outro lado, isso nós só vamos saber de fato como é, quando morrermos.
A bíblia é uma só, mas com diferentes significados entre as palavras, alguns religiosos preferem fazer uma interpretação, já outros colocam os pingos nos "is".
Eu já fiz catequese na igreja católica, como também já fiz estudos bíblicos em escolas dominicais e testemunhas de Jeová.
Atualmente, não sigo nenhuma, mas percebo que cada religião, cada igreja, utiliza as palavras da bíblia ao seu modo e infelizmente, para tirar proveito da fé cristã.
Sobre a sua dúvida, as igrejas das quais frequentei tem modos diferentes de entender a morte.
Na religião católica, acredita -se que as pessoas boas vão para o céu e que as velas iluminam a passagem dessas pessoas. Enquanto que, as pessoas más, estão no inferno.
Na igreja Batista, também acredita-se na existência de uma passagem da Terra para o céu ou da Terra para o inferno, onde as pessoas precisam aceitar Jesus Cristo como seu único e fiel Salvador e fazer o batismo nas águas para firmar esse compromisso. A morte para eles é um encontro com Cristo.
Nos salões do Reino das Testemunhas de Jeová, explicam a existência do corpo (matéria), alma e espírito. Seu corpo volta ao pó, sua alma volta para Deus (sopro da vida), seu espírito descansa como em um sono profundo. Fazendo uma analogia, você só consegue cozinhar suas refeições no fogão se tiver gás ou energia, ou seja, sem o sopro da vida, você não existe.
Os TJ's ensinam que passaremos pelo arrebatamento com a volta de Cristo Jesus, Ele, o designado por Deus (O pai), terá que derrotar Satanás, mas antes terão os 4 cavaleiros do apocalipse. Satanás e seus seguidores serão jogados em uma fornalha durante mil anos.
Para os TJ's, nem todas as pessoas irão para o céu, algumas ficarão na Terra prometida por Deus e governada por Jesus, o Rei celestial. Nessa nova Terra, não se terá mais mortes, guerra, doenças, etc.