Em homeopáticas observações, para não ter o mesmo destino desses casais no futuro ...

Aliás, por falar em destino ... aqui em São Paulo dizem que o casamento tem nomes de bairros ...

Começa no Paraíso ... e termina na Consolação ... risos ...

Voltando ao escopo da questão: criamos mentalmente um sonho, um delírio de perfeição e harmonia, uma vida perfeita, onde não haverá dor, nem desilusão, nem limites, nem manias, nem divergências, nem desafios... o romantismo igenuo e excessivo ... as expectativas sobrehumanas ... o amor (perfeito, sic) vencendo bravamente todo e qualquer infortunio.

Eu mesmo, confesso, tenho muito disso aí acima ... mas para contrapor, bebo um antidoto (amargo, como todo bom remédio deve ser) logo abaixo, a saber:

(a) aceitar a realidade (ou a ruína grega dos seus joviais sonhos)
(b) diálogo (ponto nevrálgico ... não dormir enquanto tudo for conversado)
(c) tolerância e perdão: nossos corações terão que ser sim, maior da conta, em perdoar e, pasme! aceitar o perdão ...

Enfim, mais um ponto de vista.
anônimo
09/11/2014 22h06
Pq as pessoas só pensam em "aventura" @marciana, não pensam mais em construir uma família, a maioria só querem farra, e quando caem em "mesmice" no casamento ,ai começa as brigas, as cobranças, joguinhos de ciúmes e etc.. hoje somente pessoas muito "maduras" psicologicamente conseguem manter um bom casamento.
11/11/2014 03h28
Porque já começam pensando no fim do relacionamento.
elas respondem
09/11/2014 23h20
Hoje em dia, existe uma precipitação da maioria dos jovens, onde mal se conhecem e já avançam etapas, encarando imaturamente o matrimônio (talvez iludidos ou confusos com a euforia da paixão e a brandura do amor) com a hipótese em desfazer se não der certo, com a maior facilidade do mundo. Nesse retrospecto, eles esquecem o essencial que é cultivar e priorizar a relação, sendo assim quando acaba a magia, o encanto tudo vira motivo de discusão (problemas financeiros, ideias opostas, stress do dia a dia) o que acaba degastando e desencadeando a infidelidade, intolerância, falta de dialogo, falta de intimidade, respeito...neste caso o fim é eminente, porque há o comodismo que não existia na época de meus avós. E bem como @PoderosoChefao disse somente pessoas com maturidade para manter um bom casamento.
09/11/2014 22h25
Concordo com o @OPoderosoChefao e acrescento que o mal disto são os casais por coisas bobas não tentarem " salvar " o amor ...por besteira eles acham que se separando é a melhor solução. Pessoas imaturas que não sabem dialogar e acham que para o casamento não existe salvação .
09/11/2014 22h33
@OPoderosoChefao e @morena, Acho que tb tem a ver com as pessoas estarem desesperadas por casamento, como se fosse uma coisa essencial para a felicidade, isso faz com que casem com a primeira pessoa que acreditam amar.
anônima
11/11/2014 01h27
Eu considero esta a melhor explicação: '...sou do tempo em que as coisas, quando quebradas, eram consertadas e não trocadas.'
As pessoas costumam começar um relacionamento já prevendo o término. O que mais se ouve é 'ah, se não der certo, eu volto para a minha casa ou vou morar com meus pais'.
Como vc começa algo na expectativa de que não prosperará?! Não faz sentido. Por isso eu não tento.
Além do mais, as muitas opções disponíveis, tornam as pessoas bem mais vulneráveis. Querem tudo. A gente é forçado a aceitar que não existe fidelidade e que a culpa é da natureza humana...piada, né?! Me deu até vontade de fugir para as colinas agora...