eles respondem
São todas construções do intelecto humano para tentar compreender e justificar o mundo.
Sou agnóstico então a fé ou a religião não são meu guia moral, apesar de apreciar e mesmo usar vários valores principalmente cristãos como referencia.
A filosofia é a abstração do conceito onde não há capacidade ou entendimento pleno e portanto é a ponta de lança das ciências.
Não é atoa que quando atingimos o grau máximo em uma ciência no inglês o titulo é PhD ou ao pé da letra Doutor em filosofia.
Também em filosofia estudamos assuntos como estética, ética e moral ou valores.
A ciência é a arte experimenta e fenomenológica onde podemos provar aquilo que não é e com sorte ficarmos o mais próximo possível da intangível verdade.
A ciência é só a prova de tudo aquilo que não pode ser apesar de fazer sentido lógico ou cognitivo, mas que foi provado falso. As hipóteses que sobrevivem são as que chamamos de teorias. ;)
Gosto e acredito nas três, e elas unidas nos ensinam muitas coisas.
Pode não parecer, mas são familiares.
Ciência >>> All
Como Sêneca disse: "Religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa, e pelos governantes como útil". (Frase tirada de Texto que acabei de ler)
A programação religiosa do cérebro de uma criança começa após o nascimento. O biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins fica indignado quando é feita referência a "cristãos, muçulmanos ou crianças judias" porque as crianças não têm qualquer tipo de fé própria. A fé é impressa nelas em um estágio muito impressionável por terem pais cristãos, muçulmanos ou judeus.
Dawkins salienta que a sociedade não toleraria haver crianças de quatro anos ateias, humanistas ou agnósticas e que não se deve ensinar as elas o que pensar, mas como pensar. ( Tirado do texto Também )
Não quero pessoas querendo me converter ou dizer que estou errado, não quero convencer ninguém, só estou expondo alguns fatos vocês tirem suas próprias conclusões.
Ciência e Filosofia = Razão.
Religião = Acreditar no que te dizem, sem ter o direito de contestar nada.
Prefiro ficar com a razão e com o direito de questionar o que eu quiser!!!!
Filosofia-> Coisa de "good vibe". Não influencia em nada...
Religião -> Coisa de acéfalo. Atrasa o ser humano, e promove conflito...
Ciência-> Aqui o ser humano acertou em cheio! Ciência é tudo, e devemos tudo a ela!
São areas que deveriam andar juntas, nao contra...
A ciência usa o metodo cientifico para explicar fenômenos naturais, este método é baseado na experimentação e comprovação dos fatos. Ela não aceita a existência de fenômenos sobrenaturais e acredita que tudo pode ser explicado por alguma lei natural.
A religião baseia-se na fé para explicar fenômenos naturais ou sobrenaturais. Geralmente as religiões são baseadas em livros/ registros de seus fundadores. Mas a origem da palavra vem do latim "religare" que representa o homem tentando se religar ao Criador
A filosofia procura entender os fenômenos naturais ou sobrenaturais, através da indagação dos fatos, o conhecimento só é alcançado quando o individuo esmiúça e explora todas as possibilidades. A filosofia se baseia na razão, mas pela limitação do conhecimento humano, também há certas perguntas que ela não responde
Na minha opinião, as 3 se complementam, e aqui vai um exemplo: A fé precisa ser racional e possuir base solida que comprove seu valor, senão houver provas da existência/ ocorrência dos fatos, então a fé é cega, sustentada por uma crença sem fundamentos visiveis. Também precisa ser filosófico para que o estudante dos manuscritos possa encontrar respostas sinceras para suas indagações.
Embora existam muitas coisas falsas, ruins e inúteis nas tres áreas,
Coisas essas que dificultam a busca pela verdade, o conhecimento, a sabedoria...
São complementares, e àquilo que faz o ser humano ser completo.
Essencialmente coisas extremamente boas!
Esquece a religião foca na ciência e toma cuidado com a filosofia. Lembrando que a ciência muda.
acho que as tres opções aí nos levam a um nivel maior de entendimento maior. a ciencia não acredito que atrapalhe a religiao. Acho só que as pessoas as vezes preferem olhar para as coisas buscando um certo tipo de resultado pre definido. só olham as coisas por um lado. a Filosofia acho que te ajudará na sua religião ou fará vc perder sua feh de vez. mais uma vez, vai depender do que aquela pessoa busca. Já pensou se a ciencia andasse de maos dadas com a religiao, o quanto nao seriamos evoluidos?
Não podemos ter certezas sobre nenhuma delas, todas podem estar errados.
São três pilares que possuem seu valor com diferentes pesos para cada indivíduo e co-depentes para suas existências.
Dizer qual a mais importante será um eterno "depende para quem".
Julgo-as fundamentais para a busca do conhecimento.
E sabemos que todas em determinados momentos da história foram cruciais para regência da evolução humana.
Hoje até para poder dizer se acreditamos ou duvidamos dependemos da existência de cada uma delas.
Sobre isto, ei sinceramente não sei dizer.
Não existe nada perfeito que venha da nossa cabeça. Portanto nenhuma religião, ciência ou filosofia será perfeita. Pois somos falhos. Seja evolutivamente, socialmente, ou qualquer forma de pensar de vocês.
Ideia é ver pensamentos diferentes e tirar uma ideia, mas sem esquecer os pensamentos dos outros.
Esperava que as respostas fossem me adicionar algo. Que decepção, a maioria aqui nem sabe "o que pensar" a respeito.
A filosofia indaga, a ciência explica e a religião acalenta.
A Filosofia é a mãe das ciências modernas, e a ciência tb tem sua dívida às religiões tradicionais, principalmente o cristianismo que, a seu modo, contribuiu para que grande parte do conhecimento do mundo antigo chegasse à Idade Moderna, além da criação das universidades.
Por outro lado, as pessoas hj seguem uma religião só pq se sentem bem ou por algum interesse pessoal, e não em busca da verdade. Por isso, a religião perdeu muito nos dias atuais. Ela deveria servir principalmente para apontar ao homem de onde ele veio (que não se criou sozinho) e para onde irá e, a partir de então, indicar como se comportar com respeito ao outro e o meio que o cerca. E não apenas ficar indicando o que é certo ou errado e mandando os outros para o inferno pq n gostam de ficar tda semana cantando e falando coisas sem sentido e dando dinheiro para quem explora a fé alheia para ficar cada vez mais rico.
é discutir bosta... cada um acredita no que quer ! E não vai ser melhor ou pior por isso
Cilada !
Mas fiquei muito mais curioso sobre o que você teria a me dizer !
elas respondem
Tudo enrolada ciência e filosofia > religião. Ninguém precisa de regras pra se viver mas sim de auto questionamento para se desenvolver (filosofia) o que leva a buscas de conhecimento científico sobre aquilo que se observa e analisa (ciência).
Religião so serve pra algo que ninguém consegue explicar por que PRIMEIRAMENTE nunca existiu, somente a filosofia e o conhecimento. Vão se fuder, afinal ninguém concorda com ninguém e isso não vai levar em nada.
pergunta muito abrangente que geraria uma discussão infinita.
Eu resumiria em: A fé vai muito além de onde a Filosofia alcança, ou de onde a Ciência explica.
Filosofia = ensina a questionar.
Religião = deve ser questionada. Do contrário, vira fanatismo.
Ciência = não avança sem questionamentos...
Uma frase: Nada limita estudo da outra. Estude sim os três e veja o mundo em três dimensões. No final você vai pegar coisas dos três lados e conciliar. Assim forma o que você acredita. Obs: os três lados podem estar ligado, principalmente ciência e religião e filosofia não ateu, mas leia até os ateus, assim tornará cristão estudando todos os casos.
Devem parar de achar que ciência nega religião. A ciência não é limitada, ela não nega e nem afirma, ciência ela sofre mudança, ou seja, não estaciona e nada é verdade absoluta até não ter provas concretas.
Converse com Deus:)
A filosofia possibilita a existência da ciência, portanto, as duas são muito importantes. Quanto à religião, eu acho que ela é útil as vezes, dando às pessoas algo na qual acreditar (o que faz bem pra saúde), esperança, etc, em compensação, acho que talvez ela atrase um pouco o desenvolvimento de alguns (apesar de eu conhecer cristãos, muçulmanos, e judeus inteligentíssimos), além de causar conflitos desnecessários.
As duas andam harmoniosamente nas sociedades iniciáticas como a AMORC por exemplo.