Quando o Feto completa 2 semanas de vida embrionária, é comum que um emaranhado de células ficarem dispostas em 3 folhetos (folhetos embrionários) e essas células que ficam dispostas nos folhetos embrionários são chamados de células-tronco embrionárias e podemos classificar os folheto em:
Ectoderma
Mesoderma
Endoderma

Simplificadamente, podemos dizer que o Sistema Nervoso como um todo é formado pelo Ectoderma. A partir de 2 semanas o Ectoderma começa a se diferenciar em células de Tecido Nervoso, formando uma estrutura chamada de Placa Neural (1 estrutura de desenvolvimento do Sistema Nervoso) e essa Placa Neural irá se aprofundar (ocorrendo a Invaginação), formando o Sulco Neural, e após a formação do Sulco, irá ocorrer a formação da Goteira Neural (tendo um formato de uma gota), além disso a Goteira Neural formará uma estrutura chamada de Crista Neural, dando origem ao Sistema Nervoso Perifético e o limite entre a Goteira e a Crista Neural é chamado de Prega Neural.
No 4o e último estágio, as Pregas Neurais irão se fundir, formando o Tubo Neural e quando ocorre a origem do Tubo neural, as Cristas Neurais vão se separar da Goteira. O Tubo Neural irá conduzir os elementos do Sistema Nervoso Central, tais como Encéfalo e a Medula Espinhal.

eles perguntam
4 6
elas respondem
anônima
19/10/2021 21h40
Vem do ectoderma, tem a notocorda e tal, crista neural. Odeio embriologia.
19/10/2021 21h15
Quando eu acabar minha faculdade de medicina, te digo tudo.
12/02/2022 06h45
Sei lá. Caso eu venha engravidar, eu estudo isso aí.
anônima
12/02/2022 21h22
eles respondem
19/10/2021 21h13
Mas o encefalo tbm é originario do folheto da ectoderma?pensei q era mesoderma
anônimo
19/10/2021 21h14
Sim
anônimo
19/10/2021 21h17
Li não.
19/10/2021 21h13
Que agonia ver esse monte de nome sem explicação nenhuma do que é cada coisa... ensino médio poderia ser muito melhor.
anônimo
12/02/2022 13h58
Nenhum.