Segundo o que é mostrado pela ciência, a luz não escapa de um buraco negro por exemplo, dado a sua gravidade, mas a gravidade apenas afeta seres com massa, então pq a luz é afetada se ela é dita que não possue massa?
A presença da massa encurva o espaço-tempo. Newton achava que havia uma "força da gravidade", que todos sentimos, porque estamos todos inseridos nesse universo. Einstein foi além! Ele demonstrou, por exemplo, que a órbita da Terra é uma elipse por causa da curvatura do espaço-tempo local criado pela massa do Sol. Agora o porquê disso?... Só Deus sabe! rss
Agora pensa que você está num foguete que está acelerando para cima com aceleração=g (m/s2). Dentro desse foguete, se alguém acendesse uma lanterna, esse alguém poderia achar que a luz está se movendo numa curva, já que o foguente está acelerando para cima e a luz iria seguir em linha reta em vez de acelerar junto. Certo? Pronto! Agora imagine que o foguete está parado na superfície da Terra! Nesse caso, todos os objetos iriam cair para baixo dentro do foguete com a mesma aceleração "g", certo? O lance é o seguinte: Nenhuma experiência científica feita dentro desse foguete seria capaz de identificar se ele está acelerando para cima com aceleração "g" ou se ele está em repouso na superfície da Terra! Nos dois casos, pra quem está dentro do foguete, ele iria ver os objetos caindo com aceleração "g" dentro do foguete. Sendo assim, a luz também deve percorrer uma linha encurvada quando o foguete está na Terra e isso acontece por causa da curvatura espaço-tempo local criada pela massa da Terra. Acho que esse conceito do foguete dá uma clareada na questão, se vc pensar bem... rss
Esse elemento não possui massa de repouso, ou seja, não apresentará massa se estiver em repouso. Quando um fóton interage com a matéria, ocorre transferência de energia, portanto, pode-se definir que esse elemento possui movimento linear (p), também chamado de quantidade de movimento.
Ao se mover, sua velocidade gera massa. O quão é pequena, não faço idéia.
A gravidade não afeta a luz. O negócio é que buracos negros são um fenômeno tão fudido que dentro do horizonte de eventos as leis da física são completamente quebradas.
O que eu comentei acima é a resposta fácil, agora entrando em detalhes eu acredito que através das quebras das leis da física, o buraco negro mexe com o tempo e espaço, distorcendo-os a ponto de a luz simplesmente não ter "rotas" para escapar, isso ou a gravidade massiva lá dentro deve "enganar" a luz achando que a "saída" seja dentro do núcleo e obviamente não sai de lá.