bom, a um tempo que estou namorando, eu perdi interesse em meu namorado, ele as vezes não é muito legal comigo, e não entende que eu preciso de um tempo para cuidar de mim, é muito ciumento e me obrigou a abandonar meus amigos (e bem, parece que até fiquei melhor sem amigos, ent eu relevo)
Desde que o conheci, eu sabia que ele queria se matar, eu já até o impedi uma vez quando éramos amigos

Com o passar do tempo, o começamos a namorar
E ele veio com um papo de que ele se mataria se eu terminasse com ele

Bem, eu ignorava, pois não tinha isso em mente

Agora eu tenho, inclusive acabei de falar para ele, não sei como tive coragem
Porém ele realmente vai se matar se eu fizer isso
Agora tô com medo, tipo, eu não sei se termino, eu vou levar essa culpa pro resto da minha vida
Pensar que se eu escolhesse continuar com ele, ele ainda estaria vivo
Não quero me sentir egoísta
Mas também não quero forçar nada

Eu tô muito confusa

elas perguntam
10 7
eles respondem
23/10/2021 01h22
Primeiro de tudo, não era nem pra ter começado a namorar, ele é doente. Segundo, ele ao menos faz psicoterapia? Uma pessoa dessa é totalmente pertubada da cabeça, não sei como você começou a namorar com ele.
anônimo
23/10/2021 01h35
Resposta de uma psicologa em um contexto muito parecido:
Supondo que ele não quer procurar ajuda profissional: imagino que consciente ou inconscientemente seu namorado reluta em receber ajuda pois deduz que ao melhorar, você finalmente conseguirá terminar com ele.
Mesmo que seja difícil, é necessário que ele consiga aceitar ajuda compreendendo que vive como refém de si próprio. Ao se fortalecer emocionalmente, o temor do abandono não se fará mais presente e na medida que ele se permite, novas possibilidades estarão sempre presentes.
Ao esgotar todas as formas que você encontrar para conscientização, é importante reconhecer seus limites e se colocar em primeiro lugar, mesmo que existam riscos reais de suicídio.
Infelizmente não ajudamos quem não deseja ser ajudado.
23/10/2021 01h42
Como vc pode ser culpada por uma escolha dele?
E se no caso invés de ser um suicida,ele fosse um homicida,e vc quisesse terminar com ele, ele fosse te matar? ou matar qualquer outro,a culpa seria sua também??
Deixa de bobeira, vc quer terminar ele decidi fazer oq quiser da vida após isso, e isso n é problema seu,é uma escolha individualmente dele, termina e já era
anônimo
16/01/2022 01h13
Eai morreu? Passou 3 meses já
anônimo
23/10/2021 02h11
Ele tem você nas mãos.
anônimo
16/01/2022 01h45
Eitaaa, que mato vc entrou emmm
16/01/2022 01h23
Na minha humilde opinião, ser um suicida é uma escolha interna da pessoa, em um hipótese caso você termine e ele se mate, a culpa não é sua, foi escolha dele, ele já estava morto por dentro.
o que eu te recomendo? vou te mostrar duas opções !

a primeira você conversa com a família dele, conta o que está acontecendo, e pede pra eles intervir para iniciar um tratamento junto a um psicólogo.

a segunda parece magia, mas se hoje estou vivo é por conta dela, pesquise no Youtube por Helio Couto e assista as palestras dele, incentive ele a assistir e a fazer o que o helio diz.
anônimo
15/01/2022 23h53
Caraca que situação difícil.
Fala pra família dele, avisa pra procurar tratamento. Se ficar com ele, fala que fica mas só se ele for se tratar e façam tratamento juntos. Só você pra analisar e decidir
23/10/2021 08h26
Complicado
elas respondem
23/10/2021 02h15
Ele nao vai se suicidar, é jogo psicológico, e agora q falou apenas informe a familia dele.
Vc nao é egoista quem ta sendo egoísta e ele.
Ele faz isso justamente com o intuito de te confundir seja firme apenas e termine.
16/01/2022 01h37
Você está em um relacionamento abusivo, pois ele está te fazendo se sentir culpada e presa. Você não é egoísta, pelo contrário, é empática em se preocupar com ele. Antes de terminar (termine mesmo), avise os familiares dele e peça para que ele vá para a terapia (será muito importante). Se caso ele já faça terapia, avise até o psicólogo (a) dele para ficar em alerta e ajudá-lo. E então, termine o namoro pelo seu bem, você não precisa ficar com alguém que não está te fazendo feliz.
anônima
16/01/2022 01h27
Fala pra ele ir com Deus, no final ele não vai se matar porra nenhuma e só vai achar outra pra encher o saco.
anônima
16/01/2022 01h26
Quem quer se matar de vdd não fica fazendo chantagem, ele tá só te manipulando.
anônima
16/01/2022 00h53
Avisa os pais dele e conta toda a situação. Você não pode ser refém de uma pessoa que te manipula dessa forma. Não é responsabilidade sua, não se sinta culpada. Avise aos familiares, no pior dos casos ele precisará ser internado, caso não seja apenas uma manipulação para que você permaneça no relacionamento tóxico. Cuide de você!
15/01/2022 23h57
Por isso que tem que analisar muito onde estamos nos metendo...
Ele é instável e você já sabia disso. Se a gente não consegue ajudar a pessoa a sair de algumas situações, acaba que afundamos junto com elas.
Mas infelizmente o "problema" já estava nele, porém você pagou pra ver.
Mas olha, pensa no seu bem estar primeiro...
Que situação difícil! :(
anônima
15/01/2022 23h47
Vou esperar o resumo.