O Cangaço foi um "Fenômeno" social protagonizado por Grupos armados que percorreram o sertão Nordestino entre as décadas de 1870 e 1930 (Quando Lampião e seu Bando foram Mortos). Basicamente eles Saqueavam fazendas e cidades como forma de "Lutar" contra a desigualdade social decorrente da concentração de terras, o Cangaço foi uma reação violenta de parcelas de grupos sociais explorados no Nordeste pelos grandes Latifundiários.
Muita gente entrava pro cangaço sem escolhas quando viam seus familiares sendo mortos por grandes fazendeiros para tomar suas terras, se viam ameaçados de morte e entravam pro cangaço. Mas os cangaceiros não eram boas pessoas não, eu sei de histórias macabras de assassinatos de mulheres grávidas, estupros e sequestros de meninas para que elas se casassem com cangaceiros.
Eu tive em Piranhas que fica em Alagoas no Final de 2019 antes do Apocalipse Zumbi kkk a cidade é linda e foi lá que as Cabeças de Lampião, Maria Bonita e todo o bando que foram mortos ficaram expostas na Calçada de uma Antiga Delegacia.
Acho uma parte muito importante da história não só pra o Nordeste mas como para o Brasil.
Essa é a imagem das Cabeças, quem é sensível eu aconselho a não ficar olhando kkk
O que eu sei é que os cangaceiros estupravam as mulheres de todas as idades na frente dos homens da família pra humilhà-los. Dizem que eles tocavam o terror.
Basicamente q eles foram os "cowboys" do nordeste brasileiro kkkkk
Mas falando um pouco sério agr, apesar de terem ajudado as pessoas q respeitavam e faziam as ordens deles (oq explica certa admiração por eles em uma parcela dos nordestinos), fizeram essas atrocidades, e uma q se esqueceu de mencionar: Zé Baiano (um dos cangaceiros do bando de Lampião) marcava as mulheres que deixavam o cabelo curto ou eram casadas com militares e policiais, geralmente no rosto, nádegas ou até mesmo nas partes íntimas
Deixo aq uma animação do cordel "A Chegada de Lampião no Inferno"