Nesses últimos dias conheci uma pessoa muito gente boa, mas extremamente solitária e com vários problemas como ansiedade e depressão. Quero ajudar essa pessoa, mas tenho medo de dizer ou fazer algo errado que possa deixá-lá mal...O que fariam no meu lugar?

elas perguntam
13 7
eles respondem
26/10/2021 08h31
Só consigo falar da minha experiência com isso e foi com um amigo que eu já tinha bastante intimidade quando tudo começou: Fale de uma forma que possa confortar a pessoa, com palavras positivas e até dicas de possíveis coisas que ela pode fazer para melhorar o quadro; por exemplo comentar sobre exercício físico mas sem exatamente dizer com todas as letras para ela começar a se exercitar.

Tenta criar a imagem na cabeça dela por conta própria. O problema de você dar sugestões muito diretas é que a depressão/ansiedade torna a visão de mundo da pessoa muito fatalista pro lado negativo, então é extremamente pessimista e não sente motivação de tentar mudar alguma coisa já que não espera nenhum retorno. No mais se a pessoa for compreensível, ela não vai se irritar por você não conseguir ajudar, a principal pessoa que vai ser alvo de frustrações e apontamentos vai ser ela mesmo; a autoestima fica muito abalada, e em muitos casos um profissional é crucial de consultar.
26/10/2021 09h09
Melhor ajuda é indicar um professional.
No mais seja so uma amiga e pronto..
Não abrace uma causa que não é sua.
Apenas esteja por perto e ouça.
anônimo
26/10/2021 11h05
Pula fora, você não é psicóloga, tu vai entrar em um mundo que você não está preparada para lidar.
É o mesmo que você tenta fazer uma cirurgia em alguém sem ter cursado medicina.
Acho bem infantil pessoas tentando ajudar outras pessoas com depressão e ansiedade sem ter conhecimento.
Tsc.
Zoas, confia que vai dar certo, aconselho você investir todo tempo e carinho que você tiver nessa pessoa, vai dar tudo certo. rs
26/10/2021 13h26
Isso é tão complicado. Eu prefiro até não abordar os temas. No entanto é difícil passar por cima disso.
anônimo
26/10/2021 08h10
Tentaria convencê-la a fazer terapia.
26/10/2021 11h04
Não tente ajudar além do que você pode. Não vai conseguir nada além de frustração e descarga inútil de energia.
A pessoa tem que buscar ajuda profissional.
A não ser que você seja psicóloga ou psiquiatra.
26/10/2021 10h13
Melhor desistir.
26/10/2021 09h31
Quer realmente ajudar? Leva ela em um especialista, ele saberá o que fazer.

Pessoas despreparadas como nós, não tem condições de ajudar alguém com depressão, até pq depressivos se comportam quase como viciados. Eles ficam retroalimentando a tristeza, impõe dificuldades enormes em pequenos obstáculos, se auto sabotam e se comportam como se não quisessem sair do buraco. Na verdade até querem, mas conseguem.

Não prática, o que vai acontecer se vc abraçar isso sozinha, é vc acabar caindo também no buraco que essa pessoa está cavando, mas ao contrário dela, talvez vc consiga sair sozinha. E se sair, essa pessoa vai te culpar e falar que vc abandonou ela... não apenas por ingratidão, mas pq depressivos são incapazes de ver coisas boas, então ela simplesmente ignora tudo o que vc fez de bom pra ela e dá muita ênfase no que vc fez de "mal", que foi "abandonar"...

Acredite, é assim que funciona
19/06/2022 23h10
o melhor seria indicar uma ajuda profissional
20/06/2022 02h37
Manda ir se foder e bloqueia, não precisa dar uma de psicóloga particular de ninguém.
19/06/2022 23h11
Melhor desistir, impossível ajudar.
19/06/2022 23h12
Diga frases motivacionais,faça ela enxergar mais as qualidades que ela tem
20/06/2022 05h25
Estude, leia muito, apenas observe e escute ela. Cuidado vc pode acabar com transtornos também
elas respondem
anônima
26/10/2021 11h06
Voce não é psicologo nem psiquiatra e ainda pode prejudicar a pessoa. Eu apenas indicaria dois bons profissionais e cairia fora.
anônima
26/10/2021 11h02
Não existe uma fórmula mágica usada por leigos para curar doenças mentais.
anônima
26/10/2021 09h19
Quando a pessoa esta mal, com depressão, é possível ela não conseguir sair do lugar...ela sabe que tem que reagir, mas, simplesmente, não consegue...normalmente, é melhor alguém que ela ame e confie incentivá-la a ir em um psiquiatra e psicólogo.
Por incrível que pareça, muitos nem sabem que sofrem de depressão...eles mesmos acham que é apenas tristeza, falta de Deus e de fé ou, que vai passar.
anônima
19/06/2022 23h09
Amiga nesse caso a ajuda é bem vinda sim, mas só a pessoa pode tomar a decisão de sair da fossa. Eu digo isso pq eu sou essa pessoa com vários problemas psicológicos. É uma coisa muito triste que infelizmente a gente não escolhe sentir. Não desejo essas coisas pro meu pior inimigo.
anônima
20/06/2022 02h32
Manda para o psiquiatra
anônima
26/10/2021 10h56
Vá dando conselhos, conversando.
26/10/2021 11h05
Indique esse livro: