Não sei o que acontece, mas em vez de não ter vergonha, já que não estou presencialmente, a vergonha aumenta de ligar o microfone e perguntar, então eu fico na dúvida e/ou corro para google, ainda mais que os alunos também tem vergonha. Como deixar disso já que prejudica demais?
Minhas aulas estão on-line devido ao Covid-19 e até hoje não fui na universidade ter aula presencial.

elas perguntam
8 1
eles respondem
27/10/2021 08h47
Eu era parecido contigo nessa situação.
Melhorei jogando com a galera de forma online no meet.
Assim eu fui vendo que não tem nada de mais
anônimo
27/10/2021 08h50
Ei, pensa que nem tudo que você faz vai estar sendo percebido e analisado por todo mundo, a timidez vem boa parte por esse motivo, da insegurança de acharmos que estamos sendo observados, mas não estamos, geralmente tá todo mundo prestando atenção nas suas coisas, relaxa e vai falando aos poucos
27/10/2021 09h56
Treine na frente do espelho e preste atenção na sua voz. Faça gravações no celular e depois as ouça. Se acostume com a sua voz e o seu rosto. Tente associar seu rosto e sua voz. Vá treinando,faça monólogos, se desafie.

Com o tempo, você vai notar que a sua confiança vai aumentar muito.
anônimo
27/10/2021 10h05
Minha turma é assim também, com quase 90 pessoas e ninguém falando nada. Tenta perguntar pelo chat, e se for só por microfone, respira, toma uma água, e pergunta.
27/10/2021 08h52
Apenas reflita: Por quê você está na faculdade se terá medo de exercer a função? Se tiver medo de se comunicar com as pessoas não chegará a lugar nenhum.
27/10/2021 08h34
Já passei por isso,

1 - começa sendo a primeira a entrar na aula, ligue o Mic e apenas diga "Bom dia professor".. esse exercício simples vai te ajudar a perder o medo progressivamente.

2- Seja mais ativa no chat.. dê risada.. faça perguntas.. responda.. e aí você vai estar mais solta para ligar o microfone.

3- a arte do foda-se, apenas ligue e fale.. não tem segredo, ninguém vai te julgar.. se. Você ligar o mic e falar o que tu pensa, você já vai estar ã frente de muitos..
27/10/2021 08h49
Fazendo...
Introversao nao vai te ajudar nessa
27/10/2021 09h34
Eu também
elas respondem
27/10/2021 08h30
Oi, Nony!

Tudo tem uma primeira vez! Seu relato me lembrou da primeira aula de Libras que eu tive. Foi online, e como é Libras, a professora precisava ver a gente reproduzindo os sinais e tal, tentando falar e aprender em Libras. Foi bem "estranho" a primeira vez que precisei ficar com a câmera ligada ou falar, mas com o tempo passou a ser normal pra mim. Hoje em dia faço até terapia online.

Então.. comece. É bem isso. Na primeira vez vai dar vergonha mesmo, mas com o passar do tempo vai ficando mais de boa