Sou a favor de trocar nosso sistema de geração de energia de hidrelétrico para nuclear, além de ser muito mais eficiente e muito mais limpo e não depende de fatores externos para funcionar bem. Oque vocês pensam sobre isso?
Não, o Brasil deve se manter como está, em relação a armamentos nucleares.
Inclusive, somos motivos de orgulhos, fomos um dos primeiros a assinar o acordo de não proliferação nuclear.
Concordo que é uma energia limpa e eficiente. Mas o Brasil não tem condições de operar um sistema tão perigoso... Se for público será ineficiente. Se for privado vai só buscar o lucro e cagar para a segurança, veja o que aconteceu com as barragens de Brumadinho e Mariana com a privatização da Vale. Em poucos anos teríamos um ou mais desastres como o de Chernobyl. Infelizmente. O negócio é investir em energia eólica que temos um grande potencial graças a nossa geografia.
Nenhum sistema "substitui" o outro. Pode complementar.
Nuclear, na teoria é perfeito, na prática (passando pela mão do homem, e pior, do brasileiro), é uma catástrofe, vide Ucrânia e Fukushima
Energia nuclear é coisa de país que não tem outras formas de gerar energia de forma eficiente por meios naturais.
O Brasil é um dos países com mais recursos hídricos do mundo, pra que investir em energia nuclear se temos uma forma de geração de energia muito mais segura e barata aqui?
Sem falar dos riscos inerentes ao uso de energia nuclear, a degradação do meio-ambiente (Lixo nuclear é um dos piores resíduos criados pelo ser humano no quesito descartabilidade) e o custo altíssimo de implementação.
O correto seria diversificar a geração de energia, priorizando alternativas limpas e sustentáveis como biomassa, solar, eólica, geotérmica e a própria hidrelétrica, apesar de causar grande impacto para a construção das barragens.
Sem dúvida as usinas nuclares poderiam complementar isso, muito melhor do que as termelétricas, que são as maioires vilãs do ecosistema.
O problema da núclear é o alto risco. Embora seja menos agressiva ao meio ambiente como as termelétricas, em caso de acidentes, pode ocorrer grandes catastrofes ambientais.