Não é difícil encontrar faculdades particulares que tenham muito mais estrutura que as federais, tanto de materiais (como laboratórios, por exemplo) quanto de mão de obra (grande parte dos professores das federais não está nem aí pros alunos, eles só estão lá porque querem ser cientistas e não há muitas instituições com foco nesse campo aqui no Brasil).
O que temos nas federais é material humano (me refiro aos alunos, pois já expliquei o que se passa com os professores), o vestibular, por ser mais concorrido, acaba filtrando quem irá estudar na universidade e, sendo assim, apenas os alunos com os maiores potenciais são aprovados. Também há de se considerar que o cronograma das federais é, na maior parte das vezes, bem mais puxado que o das particulares (lembro que o que estudei em Cálculo 1 equivalia a Cálculo 1 e 2 de uma particular -que tem bastante nome no mercado- em que alguns de meus amigos estudam, sem falar que a carga de optativas a ser batida também é bem mais elevada, te forçando a ter uma formação muito mais abrangente e interdisciplinar).
Depende do curso, depende da faculdade, depende pra quê você quer um nível superior.
Pensa sobre isso, mas no geral sim, passar nas cadeiras de uma universidade federal é mais difícil que em particular (não quer dizer que particular seja fácil).
A minha universidade tem muitoa professores horríveis.
Tem um que é a minha maior inspiração pq o cara é um vagabundo, só enrola contando historinja e fazendo piadinha sem noção, cancela aula em cima da hora e ainda deve ganhar uns 50k por mês
Sim, mas não fica muito apegado a faculdade. Sempre estude por fora, conheço muita gente de federal desempregado e cara formado na Unip empregado simplesmente pq fez um curso de Excel.