Mas me dá uma pena ver alguém sofrendo calado. Me dá mais dó ainda quando o parceiro provoca de propósito. Mano eu sinto com se fosse em mim que doesse. Gente sadista é foda
Os romanos traduziram a palavra grega ethos para o termo latino mores. A palavra mores (moral) atinge apenas a questão da objetividade, da exterioridade do sujeito (os hábitos, costumes e tradições de uma sociedade ou de uma cultura), excluindo assim o primeiro sentido da palavra éthos (ética), a questão da subjetividade da ação. A ética enquanto disciplina, estuda a moral, a moral portanto é o objeto da ética assim como as leis são objeto do direito.
A ética é reflexiva e trata de princípios, no entanto a moral é normativa, pois ela se constitui como um conjunto de normais morais sobre uma sociedade, portanto sobre um determinado lugar e uma determinada época.
Ciume é normal quando se gosta de alguém, pois é uma reação da nossa mente mandando uma mensagem que está com medo de perder alguém importante para nós.
O problema é quando o ciume fica sem controle, possessivo e agressivo, ai vira doença.
Ou aquelas pessoas descontroladas que sentem ciume até do poste ou porque a pessoa deu um oi para um amigo de trabalho.
Sentir e demonstrar ciume é uma reação natural do organismo, desde que com moderação e com uma verdadeira razão para isso. É como se fosse um "alerta".