Objetos transparentes ao redor de fontes de radiação podem emitir uma luz azul. Em 1936, o físico Cherenkov conseguiu provar que essa luz não era devido pelos raios Gama emitidos por algumas fontes radioativas e sim por um subproduto dos raios Gama, os elétrons.
Esses elétrons tem uma altíssima energia e se movem extremamente rápido e é a interação dessa carga negativa do elétron se movimentando rapidamente pelo meio material que causa a emissão de luz. A condição para que a Radiação Cherenkov ocorra e essa luz seja emitida é que o elétron precisa estar se movendo mais rápido que a velocidade da luz.
Nada pode se mover mais rápido do que a luz no vácuo mas isso não impede que alguma coisa possa se mover mais rápido do que a luz em um meio material.
A radiação de Cherenkov acontece quando partículas se movem mais rápido do que a luz em um meio material. Como você explicaria esse fenômeno?

eles perguntam
2 5
elas respondem
01/11/2021 00h04
Xerekov.
anônima
01/11/2021 00h07
Vai dormir.
eles respondem
anônimo
01/11/2021 00h04
Issaqui
01/11/2021 00h07
Todo reator emite luz visível por esse efeito, vc já descreveu como funciona
anônimo
02/11/2021 15h16
Não sei pia, mas pensei em xereca. Ahh, xereca... XERECA.

Ontem vi na caixa do motoca escrito que aceita xerecard. Achei genial.

Enfim, não tem o que explicar, o cientista já fez isso. Agradeça, oras.
anônimo
01/11/2021 00h11
Eu não conheço não.
Mas essa informação aqui não estaria errada não:

" Radiação de Cherenkov acontece quando partículas se movem mais rápido do que a luz em um meio material. " ?
anônimo
02/11/2021 15h13
Não é do jeito que você disse?