O problema das pessoas que residem na américa do sul é achar que o que está na lei, é como funciona.
O Brasil é um dos países mais intervencionistas na economia, e também um dos mais desiguais do mundo. Nosso sistema tributário é regressivo, penaliza a casta mais pobre da nossa sociedade, ao mesmo tempo em que o governo concede milhões, até bilhões de reais em subsídios para grandes empresários amigos do governo.
Percebe-se como, apesar de na teoria o estado defender o pobre, na prática ele beneficia os ricos.
Na Suíça, você tem total liberdade para empreender, diferente do Brasil, o sistema tributário é progressivo, simples e de fácil compreensão, não há impostos excessívos, e mesmo assim, eles entregam serviço público de qualidade a sua população, diferente do populismo ridículo que existe no Brasil que acredita que a salvação está dar dinheiro "gratuitamente" as pessoas pobres.
O Brasil é um dos países mais difícies de empreender, é um país que não tem responsabilidade fiscal, age como se dinheiro fosse apenas um papel impresso, como se o valor dele não importasse. A insegurança jurídica aqui é monstruosa, nunca se sabe o que um deputado ou senador vai fazer a qualquer momento, a todo momento tem um maluco do estado dizendo como a empresa deve funcionar.
Para mim o estado devia ter apenas duas funções básicas, a primeira é entregar os serviços públicos essencias como segurança, educação, saúde, justiça e etc... e o segundo é o de apenas fiscalizador da iniciativa privada e das pessoas, aprovando leis que ajudem a todos com segurança e responsabilidade, ponto. O resto devia deixar com a sociedade, a própria sociedade com o tempo amadureceria e ia reduzindo as desigualdades.
O problema do estado é que ele quer resolver a desigualdade na canetada, na opressão, na correria, isso nunca deu certo em país algum do mundo, tudo é uma construção.
Desigualdade existe por natureza, mas pode ser criada, e deve ser lidada. Agora justiça social é uma corrupção da noção de justiça. Justiça é justiça, meu velho.
Estado é outra coisa que tem uma existência natural na sociedade, desde os agrupamentos humanos antigos, existia uma forma primitiva de Estado. Acho meio sem sentido ser a favor of its aniquilation.