O estado natural da humanidade é a pobreza. Boa parte das coisas que existem no mundo, foram criadas pelos seres humanos através do trabalho, e quem trabalha, produz e prospera não tem culpa ou responsabilidade pela existência do outro nem mesmo pela pobreza do outro. Talvez as pessoas tenham o dever moral de ajudar o próximo, obrigação não.

Porém se a desigualdade referida for a causada pelo Estado, concordo que exista a injustiça social. Quando você tem o Estado que obriga as pessoas a darem dinheiro em cima de tudo que elas vão comprar pra transferir esse dinheiro a uma casta de servidores, deputados, juízes ganhando um monte de regalias, enquanto quem paga tá na miséria, proíbe alguém de empreender em determinado setor, porque já tem uma empresa que ganhou a tal licitação, quando você tem uma série de regras pra abrir um negócio, quando se tem salário mínimo que tira do mercado aquele que não produz o suficiente pra ganhar o salário mínimo... dentre outras aberrações que só o estado cria; aí concordo que exista desigualdade social.

Pra não perder o costume: Estado bom é Estado moooooorto!

eles perguntam
5 11
elas respondem
anônima
01/11/2021 20h49
Eu não levo a sério opinião de anacap.
01/11/2021 20h24
Kkkk tú é anarquista é?
anônima
01/11/2021 22h23
Não li.
aff
11/02/2022 01h45
verdadw
anônima
11/02/2022 01h55
Mudo não,pode ficar com essa opinião mesmo.
eles respondem
anônimo
01/11/2021 20h20
Em pensar que vc é só mais um CLT fudido encantado com ideias tragicamente elitistas.
01/11/2021 20h39
Pobre de baixa escolaridade quando começa estudar política em blog de internê
01/11/2021 20h36
Vc depila o anus
anônimo
01/11/2021 21h28
meu pai sente pena de vc
02/11/2021 01h54
O problema das pessoas que residem na américa do sul é achar que o que está na lei, é como funciona.

O Brasil é um dos países mais intervencionistas na economia, e também um dos mais desiguais do mundo. Nosso sistema tributário é regressivo, penaliza a casta mais pobre da nossa sociedade, ao mesmo tempo em que o governo concede milhões, até bilhões de reais em subsídios para grandes empresários amigos do governo.

Percebe-se como, apesar de na teoria o estado defender o pobre, na prática ele beneficia os ricos.

Na Suíça, você tem total liberdade para empreender, diferente do Brasil, o sistema tributário é progressivo, simples e de fácil compreensão, não há impostos excessívos, e mesmo assim, eles entregam serviço público de qualidade a sua população, diferente do populismo ridículo que existe no Brasil que acredita que a salvação está dar dinheiro "gratuitamente" as pessoas pobres.

O Brasil é um dos países mais difícies de empreender, é um país que não tem responsabilidade fiscal, age como se dinheiro fosse apenas um papel impresso, como se o valor dele não importasse. A insegurança jurídica aqui é monstruosa, nunca se sabe o que um deputado ou senador vai fazer a qualquer momento, a todo momento tem um maluco do estado dizendo como a empresa deve funcionar.

Para mim o estado devia ter apenas duas funções básicas, a primeira é entregar os serviços públicos essencias como segurança, educação, saúde, justiça e etc... e o segundo é o de apenas fiscalizador da iniciativa privada e das pessoas, aprovando leis que ajudem a todos com segurança e responsabilidade, ponto. O resto devia deixar com a sociedade, a própria sociedade com o tempo amadureceria e ia reduzindo as desigualdades.

O problema do estado é que ele quer resolver a desigualdade na canetada, na opressão, na correria, isso nunca deu certo em país algum do mundo, tudo é uma construção.
01/11/2021 20h54
Desigualdade existe por natureza, mas pode ser criada, e deve ser lidada. Agora justiça social é uma corrupção da noção de justiça. Justiça é justiça, meu velho.

Estado é outra coisa que tem uma existência natural na sociedade, desde os agrupamentos humanos antigos, existia uma forma primitiva de Estado. Acho meio sem sentido ser a favor of its aniquilation.
01/11/2021 20h26
Vou ouvir músicas. Me diz a música que você ouviu hoje de tarde?
11/02/2022 01h53
Não, se foda com sua opinião inútil.
11/02/2022 01h55
Vc gosta é de chupar rola, viadão