a) Eu andei mau/mal de saúde.
b) O atleta obteve um mau/mal resultado no teste de classificação.
c) O brasil teve um mau/mal desempenho na avaliação internacional de leitura.
d) O aluno foi mau/mal na prova de inglês.
e) O mau/mal desempenho dele afetou a equipe.

eles perguntam
8 20
elas respondem
02/11/2021 09h43
troque por bom(mau) e bem(mal)
anônima
02/11/2021 16h13
Já responderam aí... É só substituir pelo antônimo e verificar se a frase manteve a coerência.
Mal/bem e mau/bom

Além disso, outra forma de distinguir:

"Mau" é um adjetivo, logo se refere ao substantivo. Por exemplo: Ele é um mau rapaz. "Mau" caracteriza o substantivo "rapaz".
"Mal" é um advérbio (nessa situação), logo se refere ao verbo, modificando o seu sentido. Por exemplo: A moça estava mal vestida. "Mal" caracteriza a locução verbal "estava vestida".
02/11/2021 15h53
Quando eu não lembro qual usar, eu uso a regra que falaram aqui, de usar os antônimos

mau/bom
mal/bem

"Fulano ta de maU humor" / "Fulano ta de bom humor"
"Ciclana ta maL humorada" / "Ciclana ta bem humorada"
02/11/2021 15h40
Eu aprendi pq vi uma imagem dizendo pra lembre da reta do L e do E (maL/bEm), e da curva do U e O (maU/bOm)
02/11/2021 15h42
Mau = contrário de Bom.
Mal= contrário de Bem.
Basta fazer a substituição ao escrever e tudo certo.
anônima
02/11/2021 18h46
meu português é bem ruim.

as vezes confundo...
anônima
02/11/2021 16h23
A maioria não sabia, foram todos olhar no Google kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
02/11/2021 15h39
Mal com L é o contrário de bem.
Mau com U é contrário de bom.
Sempre me lembro dessa regra qdo bate a dúvida.
eles respondem
anônimo
02/11/2021 09h00
Mau é o contrário de bom e mal é o contrário de bem, simples assim =/.
02/11/2021 09h01
Simples, maL é o contrário de bEm e maU o contrário de bOm. O truque é L e E são quadrados (ou ângulo reto) e U e O são circulares, com isso vc nunca mais confunde.
anônimo
02/11/2021 09h27
So fazer o opsoto.
bEm e bOm

maL . bEm

maU . bOm

L tira 2 perninhas do E

O corta a tampa e fica U
anônimo
02/11/2021 09h00
Quase sempre eu escrevo ''mal'', ''mau'' eu lembro mais é do lobo que comeu a avó da Chapeuzinho
02/11/2021 16h26
Basicamente é lembrar que mal é o oposto de bem e mau é o oposto de bom. Mas maldade é com L e o oposto é "bondade", se fosse pra seguir essa lógica, o correto não seria "bendade"? Mas essa palavra nem existe, ou deveria ser "maudade" e "bondade", fiquei confuso.
02/11/2021 16h22
"Mau" é adjetivo e se refere a substantivos, "mal" é advérbio e se refere a verbos, adjetivos ou outros advérbios, e também pode ser usado na forma de substantivo primitivo, geralmente acompanhado por um artigo, como em "O bem vence o mal" ou em "Isso é um mal necessário", embora o adjetivo "mau" também poder ser usado como substantivo por derivação, como em "Há três homens ali, o mau é aquele" , geralmente nessas aplicações, "mau" pode ser substituído por "malvado", por exemplo: "Há três homens ali, o malvado é aquele".
Uma forma fácil de você diferenciar é que "mau" pode ser trocado por "bom" e "mal" pode ser trocado por "bem", são equivalentes morfossintaticamente.
02/11/2021 10h37
Mau de mauvado
anônimo
02/11/2021 09h28
Mau= bom
Mal=bem
anônimo
02/11/2021 18h50
Mau≠ bom
Mal ≠ bem.
anônimo
02/11/2021 18h48
Simples. inverta a frase pra bom/bem

Eu andei bem de saúde = mal
O atleta obteve um bom resultado no teste = mau
O Brasil teve um bom desempenho na avaliação = mau
O aluno foi bem na prova de inglês = mal
O bom desempenho dele afetou a equipe = mau
02/11/2021 18h51
Mau - Bom
Mal - Bem
18/12/2021 14h04
Não sendo estúpido
02/11/2021 18h46
Mal, se apertar o L parece um E
Mau, se Fechar o U parece um O, bom
18/12/2021 14h11
É só não escrever nenhuma frase que esteja relacionada a coisas ruins ou erradas.
02/11/2021 17h10
Mau = oposto de bom.
Mal = oposto de bem.
02/11/2021 15h52
Mal: contrário de bem
Mau: contrário de bom
02/11/2021 15h39
Até hoje nunca aprendi a diferença. Só sei que são atônitos de bem/bom.
02/11/2021 15h37
Para mim, a palavra "mau" deveria ser excluida da lingua portuguesa, não tem serventia, a pronuncia é igual e não interefere em nada na comunicação tanto escrita quanto falada.

A palavra mal é ampla e poderia ser facilmente usada pra qualquer situação que fosse necessário o uso da mesma, tendo o mesmo significado.

É só para criar dificuldade a toa huahuahua... Apesar de eu já ter me acostumado com a diferença.

EU SOU MAU.
EU SOU MAL.

Dá para entender da mesma forma.
anônimo
02/11/2021 09h42
É só pensar no contrário

Seria mais adequado eu dizer: o brasil teve um bem desempenho ou bom desempenho? E assim vai
anônimo
02/11/2021 09h38
Mal é o oposto de bem
Mau é o oposto de bom

Ex:

- Hitler era um homem mau.
- Hoje acordei me sentindo mal.

Nos seus exemplos, todos vão ser "mal".