"A palavra “retardado” no sentido popular é utilizada para ofender, para alcunhar alguém como idiota e imbecil. Outros sinônimos: estúpidos, babaca, atrasado, otário, ignorante, nulo. O uso da palavra é sempre pejorativo e com a intenção de ofender. A palavra “retardado” é ligada a uma concepção médica antiga, ultrapassada e incompatível com o atual estágio acerca dos conhecimentos científicos sobre pessoas com necessidades especiais.

Muitos podem pensar que a restrição ao uso da palavra “retardado”, tão combatida pelas pessoas ligadas à síndrome de Down, é uma espécie de “mimimi”, de reclamação sem sentido. Não é, todavia, uma queixa sem sentido. A restrição ao uso da palavra ofensiva interfere em aspectos culturais, no preconceito que se arraigou por séculos na sociedade. Hoje é combatida com veemência na sociedade ocidental, porque sabe-se que uma sociedade negativa e preconceituosa causa muito mais danos ao indivíduo do que qualquer condição médica ou alteração genética".

(Texto extraído da Internet)

elas perguntam
10 3
eles respondem
06/11/2021 20h59
Não.
anônimo
06/11/2021 21h15
Essa é uma ofensa que não costumo usar. Aliás, não lembro de ter usado nenhuma vez aqui.
anônimo
06/11/2021 20h58
Não, esse tipo de gente que chama os outros de retardados merece levar uma surra.
anônimo
06/11/2021 20h59
Sim, chamo de retardado porque tenho preguiça de ofender a pessoa de forma mais complexa
anônimo
06/11/2021 20h59
Sim
06/11/2021 21h16
Bolsonaro
12/02/2022 02h07
Sim, eu fundei esse club.
elas respondem
06/11/2021 21h00
Nunca fiz isso.
aff
12/02/2022 01h43
faço, bjs
12/02/2022 02h02
Não faço isso, retardado é palavra capacista