Por exemplo, se uma pessoa escreve um livro com uma história fictícia porém muito absurda, com diversas partes que na vida real constituiriam crimes terríveis, porém é tudo na imaginação. A pessoa pode ser presa por escrever?
Um artista ser preso em pleno século XXI em um país democrático é algo extremamente radical, aí entraria aquele cansativo debate sobre "os limites da liberdade de expressão" mas nesses tipos de casos onde escritores escrevem livros ficcionais com temas polêmicos eles podem se blindar usando um psedônimo, mas depende o quão absurdo é a história e a forma em que o escritor conta, se ele não saber narrar a história de uma forma cuidadosa e adequada ele pode ser mal interpretado pela maioria, mas eu acredito que nesse caso no máximo o livro vai sofrer uma censura e pronto, para um cara se preso tem que escrever um livro extremamente de mau gosto que incita algum crime de um forma escancarada, tipo o Mein Kampf, e existe uma diferença muito grande de um Mein Kampf da vida para um Lolita por exemplo.
Não, Jandira! Se está tudo no mundo das ideias, não há crime! Mas é óbvio que toda obra pode ser submetida a escrutínio público e o tal escritor detonado por sua obra (o que pode ser bem pior no mundo de redes sociais que vivemos).