Por exemplo, se uma pessoa escreve um livro com uma história fictícia porém muito absurda, com diversas partes que na vida real constituiriam crimes terríveis, porém é tudo na imaginação. A pessoa pode ser presa por escrever?

elas perguntam
9 2
eles respondem
anônimo
10/11/2021 07h45
Não.
Mas já prenderam músicos por "apologia ao crime"
10/11/2021 10h48

Não romantizando o crime, tá valendo.
anônimo
10/11/2021 07h43
Acho que não.
10/11/2021 08h35
Um artista ser preso em pleno século XXI em um país democrático é algo extremamente radical, aí entraria aquele cansativo debate sobre "os limites da liberdade de expressão" mas nesses tipos de casos onde escritores escrevem livros ficcionais com temas polêmicos eles podem se blindar usando um psedônimo, mas depende o quão absurdo é a história e a forma em que o escritor conta, se ele não saber narrar a história de uma forma cuidadosa e adequada ele pode ser mal interpretado pela maioria, mas eu acredito que nesse caso no máximo o livro vai sofrer uma censura e pronto, para um cara se preso tem que escrever um livro extremamente de mau gosto que incita algum crime de um forma escancarada, tipo o Mein Kampf, e existe uma diferença muito grande de um Mein Kampf da vida para um Lolita por exemplo.
10/11/2021 10h54
Não, pq se fosse assim um monte de escritor já estaria preso, mas vc não vê isso acontecendo
10/11/2021 12h05
Não.
10/11/2021 12h07
Se estiver vivendo em uma ditadura, sim
10/11/2021 15h22
Acho que não,escrevem historias baseadas em historias reais a todo tempo e ninguem é preso por isso
anônimo
10/11/2021 15h29
não
elas respondem
anônima
10/11/2021 07h47
Pode ser acusado de apologia ou incitação ao crime. Dependendo da narrativa e do tipo de crime.
anônima
10/11/2021 11h04
Não, Jandira! Se está tudo no mundo das ideias, não há crime! Mas é óbvio que toda obra pode ser submetida a escrutínio público e o tal escritor detonado por sua obra (o que pode ser bem pior no mundo de redes sociais que vivemos).