Por que a riqueza do mundo está concentrada nas mãos de poucas pessoas (que desfrutam diversos luxos), enquanto existem pessoas que não tem acesso a condições básicas de vida?
Acredito que se você distribuir a renda igualmente hoje entre um grupo de pessoas, logo uma das pessoas terá mais do que a outra. Acredito que a desigualdade material está diretamente relacionada com as facetas e personalidades humanas.
Porque tem pessoas que estão estudando, trabalhando, vendendo seu peixe no mercado e lucrando com isso, ao contrário da maioria que perde tempo com fofocas, fazendo filho e gastando dinheiro que não pode pagar, é por isso que tem gente que tem muito mais do que outras.
O problema não é a má distribuição de renda, o que é uma utopia socialistoide, mas as condições mínimas para uma pessoa conseguir fazer as coisas.
Em um país de economia verdadeiramente liberal, sempre vai ter empregos e liberdade para empreender, então basta a pessoa estudar, ser criativa, trabalhar e ser responsável que tem a chance de ganhar muito com o sistema.
Em países de economia fechada, como o Brasilzão, nem trabalho você tem porque o estado fica brincando de casinha de boneca com o povo.
O único problema do capitalismo liberal verdadeiro, e não essa merda corporativista que acontece no mundo e principalmente no Brasil, é que ele não perdoa gente fraca e irresponsável, só isso.
O estado tira as oportunidades das pessoas e depois quer culpar o resto que conseguiu se dar bem sabendo trabalhar, e tem gente que acredita nisso ainda, é uma lástima.