Muitas coisas hein, rs...
Sem querer comparar com os países lá de fora porque eu sei que tem muitos países que são tão ou mais ruins que o Brasil lá fora, mas focando exclusivamente no Brasil, acho que tem muitas coisas que poderiam melhorar.
Citando o que eu acho prioridade, acho que o sistema político deveria mudar, não acho que o Brasil vai se desenvolver com o desenho político atual, a forma que foi tudo desenhado gera muita instabilidade socioeconômico.
Começando pelo presidente da república, eu acho errado deixar que apenas um homem seja o chefe do governo e chefe do estado do país, concentra muito poder na mão de um.
O correto seria dividir o poder executivo em dois, de um lado continuaria o presidente da república, mas com poderes limitados a administração pública. Ele seria o responsável de fazer a coisa pública funcionar, como uma espécie de governador nacional e continuaria sendo eleito pelo povo.
E o segundo seria a função de Primeiro Ministro, chefe de estado, que cuidaria das relações exteriores, administração da moeda, e desenvolveria projetos de âmbito nacional, e, este, ao contrário do presidente, seria eleito pelo congresso nacional com tempo de mandato maior.
Outro ponto que eu mexeria também é com a composição do congresso, há excesso de parlamentares e partidos, então deveria ser criado empecilhos para que aos poucos fosse sendo reduzido essa quantidade absurda de políticos e partidos políticos.