Resumindo bastante. Tenho 18 anos e recentemente arrumei um emprego de professor no SENAI, Estou cursando Analise e Desenvolvimento de sistemas a quase 3 anos e durante a pandemia me afastei bastante da minha vida social. Sempre fui de sair e curtir com meus amigos, mas recentemente tive a concepção que posso perder oportunidades se falhar no trabalho e na faculdade, meus amigos sempre me chamam pra tomar café, jogar bola, Conversar e zuar, mais eu sempre recuso por ter coisas demais para fazer. Vcs acham que estou perdendo ou ganhando? Eu adoro poder cuidar dos meus pais e imaginar que daqui a 2 anos serei totalmente independente, mais cara eu sinto falta de zoar com eles demais. O que vcs acham?

eles perguntam
9 7
elas respondem
anônima
15/11/2021 16h22
Vale a pena largar os amigos e o estudo pelo crack

Como diria a famosa MC Carol:
“Larguei minha família, a escola, você sabe, parei com a maconha agora tô usando crack”

Ela tomou a decisão acertada, e além disso o crack é bem light. Está milionária, fazendo sucesso, saiu da favela e deve ir ao BBB 22
anônima
15/11/2021 16h28
Deves continuar estudando e trabalhando, a vida não é só diversão,
a vida é feita de escolhas, está em você fazer a escolha certa!
Se você quer ser independente precisa fazer sacrifícios, mesmo que deixar seus amigos de lado seja um deles...
Você vai agradecer por ter feito essa escolha, vai ver como fez a escolha certa, ver que isso de escolheu fez você ter tudo que tem, e quando você estiver lá, vai poder aproveitar sem se preocupar... Tenha certeza que todo sacrifício, vai valer a pena.
Boa sorte!!!
Espero que você saibas fazer boas escolhas ao longo da tua vida:))
15/11/2021 16h18
Advinha qual dos dois vai pagar as suas contas?
Mas não se der ser 8 ou 80 em nada, sair de vez em quando faz muito bem. ;)
anônima
15/11/2021 16h19
Acho que vc deve equilibrar as coisas, pq tudo em excesso é ruim, trabalhe pra viver, não viva pra trabalhar.
anônima
15/11/2021 16h22
Prefira os estudos. Vc tem chances de se tornar um homem bem-sucedido, ter mais dinheiro que a maioria, e isso é o que importa. Vc vai pegar as mulheres mais bonitas tendo dinheiro.
anônima
15/11/2021 16h30
Deve haver um equilíbrio entre os estudos e amigos.
anônima
15/11/2021 16h34
Tem que ter oscilações. Você não precisa escolher apenas um.
15/11/2021 16h30
Equilibre, todo mundo precisa de uma folguinha, ficar só focado em estudos e trabalho é estressante, precisa de um tempinho livre, saia com eles de vez em quando, equilibrar os dois vai fazer bem pra você :)
15/11/2021 16h37
Acho q deve haver um equilíbrio. Saber conciliar as coisas. Tudo em excesso faz mal
eles respondem
anônimo
15/11/2021 16h30
Foca no seu trampo e sucesso. Se forem seus amigos, ficarão felizes por você e o apoiarão.

Amigo quer a evolução, e também sua vida. Cada um cuide da sua, e quando der, a gente se vê.
15/11/2021 16h31
Dá para conciliar os dois mano, mas eu cancelaria de sair com amigos para ir bem nas faculdade ou trabalho.
15/11/2021 16h23
Decida você
anônimo
15/11/2021 16h39
Não vale, larga esse trampo e vai curtir com seus amigos, só vivemos uma vez.
Não cai na lorota desse pessoal do site, vai curtir sua vida loucamente.
Deixe para pensar no futuro quando tiver una 27 anos mais ou menos.
15/11/2021 16h46
Eu tenho certeza que você deve focar no seu futuro, pois a vida é muito curta pra se ter uma existência medíocre, e amigos vão e vêm.
anônimo
15/11/2021 16h46
O maior investimento na vida de uma pessoa é em conhecimento, no futuro é o que você sabe que irá te gerar dinheiro pra pagar as suas contas, nenhum amigo fará isso por você.
anônimo
15/11/2021 16h47
O certo é você tentar conciliar os dois. Se não vai perder praticamente 2 anos da tua vida só estudando e trabalhando, pode ficar com ansiedade, depressão e com dificuldade pra se relacionar dnv.

Só não pode exagerar também nas saídas. Tenta arranjar um tempo livre um ou outro dia e vai curtir com eles tb.

Na minha sala tem um mlk que é do mesmo jeito. Tem 17 anos e é BV, só fala de anime, jogos eletrônicos... outro dia chamei ele pra sair, pra qualquer lugar, e ele disse que não poderia ir esse mês pq tava estudando pra prova. Entendo o ponto de vista dele de focar nos estudos, mas ficar 1 mês sem sair é foda, não conseguir arranjar 2h em 1 dia na semana

O dia tem 24 horas, tem que ver se sobra uma ou outra hora pra sair ou assistir filme, qualquer coisa.