Pode ser usado com esse fim, como tbm não, depende.

Mas um ponto importante de quem vive questionando isso, é que n faz nd e critica quem faz, ganhando ou não holofote a pessoa está ajudando, o fim é o msm.

Sem ser usado pra marketing, ou algum outro intuito seria melhor? Sim, mas entre fazer e n fazer, sem dúvidas é melhor ajudar quando assim puder, sentir.