EITAAA ... Boa sorte!!! KSSKKSKS
Cara, respiração! Com uma boa respiração você consegue se concentrar, e utilize TODO O TEMPO DA PROVA para fazer a prova. Não é pq uma pessoa acabou mais cedo q quer dizer q ela acertou tudo, utilize todo o tempo que eles te deram, e pense! foco! e vamos q vamos!
anônima
20/11/2021 22h28
Vá dormir. Precisa de pelo menos 8 horas de sono para ir bem amanhã. Começa por aí.
20/11/2021 23h09
Na dúvida, lembre-se que as alternativas C e D são as que mais caem.

Hidrate-se.
Cuidado com o que vai comer antes, pois não consigo imaginar em nada mais constrangedor do que ter um cagaço no meio da prova do ENEM. Imagina os fiscais desconfiando da sua demora, achando que tu tá colando, batendo na porta e você lá botando até a alma pra fora...

Tome banho de perfume, de preferência Charisma. Ótima técnica pra desconcentrar a concorrência.
20/11/2021 22h46
Vá dormir e boa sorte amanhã ;)
anônima
20/11/2021 22h41
Boa sorte!
anônima
20/11/2021 22h35
Vai assistir Clube da Luta, nāo dá mais tempo pra estudar
20/11/2021 22h34
Se acalme, é sério. Muitas vezes tu sabe o assunto, mas a ansiedade atrapalha o foco e atenção e te faz errar

tem técnica de respiração pra controlar ansiedade, ajuda a oxigenar o cérebro e a acalmar. Posso mandar o link de uma, se quiser
anônima
20/11/2021 22h33
não esqueça do lenço para as lágrimas
anônima
20/11/2021 22h30
Tente dormir cedo e tome m cházinho.
anônima
20/11/2021 22h28
Tenta dormir cedo.
20/11/2021 22h28
Não leve salgadinhos, atrapalha os outros candidatos.
anônima
20/11/2021 22h35
Usa constituição de 1988 como alusão histórica
20/11/2021 22h34
Dormir cedo
Descanse
Se alimente bem
Beba água
Oração
Foco
Força
anônima
21/11/2021 00h40
Leia as questões com atenção, dê preferência às perguntas mais fáceis e deixe por último as que você não sabe responder, não tenha pressa em terminar as provas, quando você for escrever a redação, insira parágrafos argumentativos e opinativos, durma pelo menos oito horas antes do Enem começar, chegue mais cedo para evitar atrasos e mantenha uma dieta saudável.
21/11/2021 00h45
Bom desempenho! Leva coisas leve para comer, não esqueça da água, RG, canetas de cor preta, cartão de confirmação não é necessário, mas te faz lembrar qual a sala na hora do desespero.
Se mantenha calmo, por mais difícil que seja (pq é kkk), mas eu passei no meu pior ano, então vai na fé e confiando no que você estudou no decorrer do ano. Estou na torcida pelos vestibulandos, futuros calouros rs. Sucesso!
P.s.: Tenta usar algumas técnicas durante a prova para não ficar tão massante.
Eu fazia assim: Dava uma lida na proposta de redação e nos textos motivadores, fazia 10 questões de linguagens, 10 questões de humanas, voltava para a redação e fazia o primeiro parágrafo (rascunho) e assim sucessivamente. No final não ficava tão exaustivo.
Enfim, dará tudo certo! :) ♡
eles respondem
20/11/2021 22h37
Para uma prova dessa duração, sua performance cerebral vai ter uma certa progressão. Claro que não é exato e igual para todo mundo, por isso a importância de fazer simulados ao longo do ano para ir testando.

Comumente você vai começar a prova com o raciocínio normal, e ao longo das questões ele vai melhorando, você vai pegando o ritmo da parada, é no meio do tempo de prova que você tem o seu pico de energia (e no meio a depressão, devido ao cansado, óbvio), e é nessa hora que você vai focar na disciplina mais importante pra ti. Se seu curso tem muito mais peso em linguagens do que humanas, dê preferência em fazer primeiro linguagens, no meio da prova redação, e depois humanas; só troca a redação de ordem se as duas tiverem um peso muito alto na média (3 ou mais). Se o peso de humanas e linguagens for igual, dê preferencia a humanas que é mais fácil de tirar uma boa nota pela TRI.

Você também pode fazer o que chamam de Brainstorm da redação logo no começo para diminuir sua ansiedade, e elaborar mais ela perto do meio da prova.

Leva alimentos leves e água pra prova, e não hesite de pedir para ir no banheiro, é excelente você levantar da cadeira para respirar e mudar de foco por uns minutos (mas óbvio que não é pra passar 10 minutos lá mijando). Castanhas, uva, chocolate 70% cacau ou mais são ótimos pra estimular seu cérebro e controlar a sua fome. Não esqueça de evitar comida pesada no almoço, lógico.

Se quiser eu te passo aqui nos comentários alguns detalhes pontuais sobre como é feita a correção da redação; tem coisas que você precisa obrigatoriamente fazer para pontuar e que a maioria não te fala explicitamente, e por mais que esteja super bem escrito o texto eles descontam se não tiver.

Se lembrar de algo a mais eu mando nos comentários. Boa sorte!
anônimo
20/11/2021 23h16
Se acalme, pois o que você tinha que estudar você já deve ter estudado.

Procure resolver as questões que você domina primeiro.

Se for o dia da prova da redação, faça a redação primeiro.

DEDIQUE-SE à redação, pois ela pode te jogar dentro da faculdade como uma bola de canhão que errou o lugar mas entrou no navio pretendido.

Faça as questões que sabe com CONSCISÊNCIA.

Se não der tempo para tudo, NA ÚLTIMA HIPÓTESE, chute as que não soube no mesmo gabarito.

Torço por você, garoto! Vá pra cima dela como um leão! Você vai vencer!
anônimo
20/11/2021 23h12
Chegue com antecedência.
Leia as questões com calma.
Vá com uma roupa confortável.
Controle bem o tempo.
Use o banheiro antes de iniciar a prova.
Se certifique que seu celular está desligado.

Pensei nessas dicas por enquanto.
20/11/2021 22h39
dorme bem, tenta descansar, tenta ficar calmo, leva água, vai ao banheiro quantas vezes forem necessárias, leva algo com açúcar pra comer na hora da prova e boa sorte pra gente
anônimo
20/11/2021 22h39
Marcar D de deus em tudo e arruma um emprego pra pagar a faculdade depois.
20/11/2021 22h32
Vai dormir...acordar tranquilo.
anônimo
21/11/2021 00h36
sai marcando qualquer coisa, minha prima passou assim LoL