MITO 1 - Beleza não influi na vida das pessoas nas esferas sentimentais, profissionais e econômicas
- ''Mulheres bonitas e homens bonitos são julgados mais talentosos, honestos, gentis e inteligentes que seus colegas. Estudos controlados mostram que as pessoas se esforçam mais pra ajudar pessoas atraentes - do mesmo sexo e do sexo oposto - porque elas querem ser aceitas e amadas pelas pessoas bonitas. - Há perdas salariais pra pessoas feias e ganhos salariais pras bonitas. Pessoas feias ganham menos que o salário médio e pessoas bonitas ganha mais que o salário médio.
Pras mulheres, a feiúra prejudica em - 5% e a beleza aumenta em +4%. - Na Inglaterra homens feios e mulheres feias tem -18% e -11% respectivamente no salário, e bonitos e bonitas ganham um prêmio de 1% pela beleza. - Em outro estudo, pessoas avaliadas como muito atraentes ganham 12% até 15% mais que aqueles não bonitos. Pessoas moderadamente bonitas ganham 7% menos que os mais bonitos.
Mito 2 e 3 - ''BELEZA É RELATIVA'' e ''BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ''
''Os padrões de beleza não apenas são os mesmos para diferentes culturas e indivíduos, mas eles também são inatos. Em todos os estudos da psicologia, dentro dos Estados Unidos, seja asiático ou brancos, ou brancos e negros concordam em quais faces são mais ou menos bonitas. Em diferentes culturas há considerável concordância no julgamento da beleza )...) em nenhum dos estudos o grau de exposição a mídia ocidental teve nenhuma influência nas percepções das pessoas de beleza. Dois estudos conduzidos com crianças de 2 a 3 meses olham mais tempo pra rostos que julguem bonitos.
É possível medir a beleza de uma pessoa também.