EU fiz sobre outra coisa, mas minha amiga fez sobre defender animais
esse era o tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"

Minha amiga disse que fez sobre compaixao , falando que os animais são invisiveis para alguns e argumentou e fez a conclusão

eu acho que o tem nao era sobre isso, enfim o que acha?

elas perguntam
9 5
eles respondem
anônimo
22/11/2021 09h54
Vcs queriam que os animais tivessem acesso à cidadania?
Nossos adolescentes de internet estão maravilhosos.
anônimo
22/11/2021 10h29
Fugiu do tema,tem nada haver com sso.
22/11/2021 10h25
No mínimo tangenciou o tema, o que configura 80 pontos na competência 2, 4 e 5 se me lembro bem, mais de 540 pontos ela não vai conseguir

Se em qualquer momento citou "registro civil" "garantia de acesso" "cidadania no brasil", provavelmente vai cair como tangência. Se não citou nenhuma palavra do tema, vai tomar um 0
anônimo
22/11/2021 10h00
Acho q vc zerou
22/11/2021 10h10
Fugir do tema proposto é zero na certa
22/11/2021 11h51
Fuga de tema, pois registro civil e cidadania só serve para as pessoas.

Mas cabe aos examinadores ler a redação e ver…se tiver alguma coisa referente, pode ter até alguma nota.

Caso contrário, vai zerar. E sem nota da redação, se não me engano, não entra em nenhuma facul(tem q ter as cinco notas de cada parte da prova)
22/11/2021 11h53
E eu achando que fugi do tema por que falei sobre a Educação KKKKKKKKKKKKKKKKKK
anônimo
22/11/2021 11h56
Eunem manjo nada
22/11/2021 12h01
Cidadania é só pra humanos, mas vocês não tem culpa se tirarem nota ruim pq o tema é patético, e é necessário um estudo sobre isso antes
elas respondem
anônima
22/11/2021 10h03
Tinha tanta coisa pra falar do tema e ela coloca sobre os animais...

Tomara que ela tenha discorrido bem.
anônima
22/11/2021 10h05
E ainda querem entrar numa faculdade!!!
22/11/2021 09h53
Não li a coletânea, mas penso que não era sobre isso, mesmo pq animais nem têm isso de "registro civil como garantia à cidadania" aqui. Tem lá os animais registrados pelo IBAMA e tal, mas não são todos.

A coletânea é pra fazer entender melhor sobre o tema, pra entender qual é o sentido do tema. Igual quando a redação foi sobre Publicidade Infantil e um monte de gente fez sobre publicidade usando crianças, algo relacionado ao ECA. Pra quem ta de fora e não leu a coletânea, ok achar isso, mas quem leu, viu que pela coletânea dava pra ver que o sentido era de publicidade para crianças, voltada para o público infantil, não necessariamente usando a imagem delas na publicidade..

A coletânea é como uma explicação do que eles estão querendo dizer quando disseram aquela frase do tema. Se todos os textos da coletânea falam só sobre humanos e nenhum relacionando o tema a animais, pode ser arriscado falar disso.

Vou até procurar a coletânea aqui, pra ler.

Achei esse artigo legal aqui, sobre o tema: https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2021/11/21/enem-2021-tema-da-redacao-e-invisibilidade-e-registro-civil.ghtml
anônima
22/11/2021 11h59
Kkkkkkk cada erro na redação vai diminuindo seu ponto
anônima
22/11/2021 10h31
Eu quase chorei com o que disse!
Tem tanta gente que se esforça e, no fim, a receita de miojo vence