O que vai determinar seu sucesso financeiro não é necessariamente o seu esforço em uma área, mas sim a sua esperteza em identificar quais as melhores áreas do mercado e partir pra cima delas.
Uma pessoa que faz faculdade de Educação Física e depois busca um monte de especializações(muitas até no exterior), com certeza, se esforçará muito. Nitidamente é um profissional capacitado na área, mas... do que adianta se o curso não tem retorno?
Um médico que só faz a faculdade e decide trabalhar no primeiro postinho que aparecer, vai ganhar infinitamente mais e, teoricamente, se esforçará bem menos.
Qual a dificuldade em compor uma letra de funk? É só colocar senta, desce, rebola, trava na música... e vai ganhar uma bolada em cima do sucesso dos artistas. Ele não é esforçado, mas é astuto. E isso conta mais hoje em dia.
Tá vendo esse cara aí?
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/100772/conrado-reinoldes-caetano/
Pois é, ele é meu colega e tem DOUTORADO em Odontologia em instituições de renome de SP. Sabe o que ele fez? Largou tudo pra trás e foi fazer Medicina numa particular do Tocantins, porque viu que Medicina, mesmo sem doutorado, dá mais retorno!
Desculpa pelo textão, mas foi necessário. Se estiver com preguiça, lê o primeiro parágrafo que já é suficiente.