Estava pesquisando por direitos trabalhistas e me deparei com esse termo.. Nada mais é do que uma empresa contratar um PJ para trabalhar como empregado e não pagar seus devidos direitos.
E ai percebi que estou passando por isso, o que voces fariam?

elas perguntam
9 6
eles respondem
24/11/2021 08h08
Já sim, tão comum.
Isso acontecia no cinema q eu trabalhava. Tinha a empresa PJ e essa PJ contratava outra PJ para fazer a limpeza das salas.
24/11/2021 08h25
Não existe direito trabalhista, o dinheiro que é desviado dessa forma é descontado daquilo que seria o seu salário, ou seja, você estará pagando por isso de toda forma.
anônimo
24/11/2021 08h58
Eu ganhei uma causa assim.
Vc precisa provar na justiça pelo menos 3 itens de 5:
Que recebe ordens de um superior
Cumpre horário
Vai no local pelo menos 2x na semana
Recebe valor fixo
Tem um que sempre esqueço ...

Vou tentar resumir o que faria hoje.
Pra aceitar essa condição teria que receber pelo menos o dobro.
Vc não tem férias, 13° , rescisão , FGTS nem porra nenhuma então tem que fazer por conta própria
Logo
Esse valor em dobro conseguiria cobrir mais ou menos essas carências se vc tiver controle.

Uma parte vc guardaria pra ter 13o no fim do ano, outra parte pra tirar férias e outra como fgts.
Além disso vc guardaria uns 30% do seu salário e desenvolveria sua vida com os outros 70.

Talvez esse seja um caminho pra ficar nessa de ter empresa (se for mei) mas trabalhar como clt.

Mas dificilmente vc conseguiria esse controle e fazer uma empresa te pagar o dobro ou mais que isso.

Então nao trabalhe o tempo todo pra essa empresa.
Arrume outro serviço, trabalhe de casa, não vá na empresa a semana inteira...

E principalmente, faça um contrato com a empresa que está te pagando.

É muito burocrático, mas não queira quando for mandada embora ter a surpresa de ficar com uma mão na frente e a outra atrás...

E nem falei do seguro desemprego rsrsrs
anônimo
24/11/2021 07h34
Você trabalha de carteira assinada?Trabalha regurlamente lá ou é apenas temporario?
Não faz sentido garantir certos direitos em determinados casos,se a empresa garantir alguns direitos seus,como auxilio a saude,ela vai ter que tirar do seu proprio salario.
24/11/2021 07h25
Com certeza a empresa tem um jeito de escapar disso, caso alguem tente processar eles. nesse caso eu iria atras de um adv trabalhista, pra ajudar.
anônimo
24/11/2021 07h37
Não sabia.
24/11/2021 09h11
Acho que é uma flexibilização que cria boas oportunidades. Uma empresa pequena que não tem condições de assinar uma carteira pode contratar um PJ.

É importante que o PJ tenha consciência dos riscos por não ter alguns direitos e seja responsável.
01/03/2022 13h20
Nunca nem ouvi
anônimo
01/03/2022 13h35
Onde trabalho é assim, tem alguns autônomos q prestam serviço !
elas respondem
anônima
24/11/2021 08h14
Procura advogado, então.
anônima
24/11/2021 08h16
Se voce tem uma PJ, presta serviços para quem voce quiser, ninguem te obriga a te contratar para trabalhar como empregado.
anônima
24/11/2021 08h18
Sim com certeza já ouvi falar, é comum e legal depois da reforma trabalhista que foi feita no governo Temer, acredito que com o tempo todos os contratos de trabalho serão assim, e muito melhor para quem emprega, quem quiser direito pague por eles. voce pode fazer isso, não precisa esperar que uma empresa pague seu INSS, para alem disso, se for mei, ao pagar os boletos tu ja paga o INSS
24/11/2021 09h06
Infelizmente é comum. Em qlqr área. Vc trabalha como um celestista com todos os requisitos do art 3 da CLT mas não tem os direitos pagos pelo empregador FGTS, férias pipipopo.
Vc q tem q pagar suas verbas trabalhista (INSS) por exemplo.

Nao tem mt o que fazer ou vc aceita ou sai, ou sai e processa a empresa para reaver suas verbas como um celetista
24/11/2021 07h25
Sim, quando a concessionária daqueles carros Pejot faz promoção ocorre uma pejotização das ruas e do trânsito. Mas não são bons carros, de acordo com um amigo meu
24/11/2021 08h15
Sim, e a precarização, bem ou como terceirização, tudo ainda mais possível, atualmente.
Como já disseram, procure um advogado trabalhista e requeira seus direitos.