eles respondem
Só se forem genótipos ligados ao mesmo fenótipo.
Ou genótipos sem manifestação fenotípica.
O fato de um genótipo ser dominante ou recessivo é uma questão de definição.
Na realidade, talvez também poderia ocorrer de esses genótipos terem mais de um fenótipo correspondente e para um dos fenótipos um desses genes ser o dominante e para o outro fenótipo esse mesmo gene ser o recessivo.
Mediante a processos ambientais, sim
" Uma pessoa de pele clara, por exemplo, apresenta esse tom de pele devido aos genes que possui, entretanto, após a exposição ao Sol, a pele pode apresentar-se mais escura devido a um aumento da produção de melanina. Percebe-se, portanto, que o meio pode influenciar no fenótipo de um indivíduo. Devido a essa interação, costuma-se afirmar que: "
Genótipo + meio ambiente = fenótipo
Tudo é possível quando a gente acredita.
Não dá, é mais possível o fenotipo Ser AA mesmo o genotipo sendo Aa
Teria que levar em consideração o outro par de alelos.
Só vai ser possível manifestar “Aa” se no outro par tiver ao menos um “A”, tipo Aa x aa ou AA x aa, só muda a probabilidade de manisfestar.
Impossível ou você é Aa ou aa... tudo depende da caracterisca que você está analisando.
elas respondem
Sim!
Você pode ter cabelo castanho e pintar de loiro
Ter olhos escuros e usar lentes verdes
O fenótipo é o conjunto do genótipo com o meio externo. Você pode ter um genótipo e expressar ele de muitas formas a depender do ambiente em que vive ou de como se vive, por exemplo, tomando menos sol, fazendo uso de certas substâncias, ambientes poluídos. Não se muda genótipo através de fenótipo, apenas se altera as formas de expressão. Você pode inclusive, expressar genes que estavam inativados e com isso causar certas doenças para as quais teria tendência genética.
E, o que é passado para os seus filhos é somente o genótipo.