Gente, pra fazer um exame pelo SUS tem que esperar meses... Até poder fazer o exame a pessoa já morreu ou a situação estará bem pior kkkkk mas por outro lado é grátis né

eles perguntam
12 18
elas respondem
anônima
25/11/2021 15h46
Não.
Longas filas de espera para consultas, mau atendimento, superlotação das emergências, escassez de recursos nas unidades de saúde, falta de leitos hospitalares e demora para a marcação de exames são alguns dos problemas.
anônima
25/11/2021 15h46
Não acho não, é horrível
Quase 1 ano pra conseguir uma consulta
25/11/2021 15h54
A ideia do SUS é boa, o problema é que é muito mal executada.
25/11/2021 15h41
Eu n acho n.
Meu tio esperou meses para fazer uma cirurgia. Enquanto isso ele ficou lá internet todo quebrado :s
anônima
25/11/2021 15h43
o sus é necessário
anônima
25/11/2021 15h38
Sim, só é mal executado, podia ser igual o sistema público de saúde inglês
anônima
25/11/2021 16h38
O SUS não é perfeito, ainda precisa de muitas melhorias, mas é bom sim. Quem não tem condições de pagar um plano particular sabe o quanto é necessário, por mais que algumas consultas sejam demoradas.
25/11/2021 18h04
o SUS sim, o problema é a gestão.
anônima
25/11/2021 18h42
Não, um lixo. Com o dinheiro que a gente paga de imposto daria para ter uma saúde pública de primeiro mundo. Sem falar dos profissionais que pegam o dinheiro público e não trabalham com honestidade.
anônima
25/11/2021 16h00
Sus é bom, o problema é a burocracia por trás.
25/11/2021 15h48
Só é bom se vc quer uma consulta e pegar receita de medicamento
Tem médico todo dia no posto de saúde
25/11/2021 18h41
Falar "o SUS é muito abrangente". SUS exerce seus serviços na Anvisa, PNI, Subvisa, Vigiagua, ANS, mas entendi o teu ponto...
Acho que poderia sim melhorar, não é perfeito e tem que receber mais investimentos pelo porte que tem, mas o fato de termos o SUS já nos coloca na frente de outros ambientes em que isso não é ofertado.
O problema é achar gente no poder que se importa em melhorar isso.
eles respondem
anônimo
25/11/2021 15h42
O conceito é bom, mas a corrupção fode com tudo nesse país.
anônimo
25/11/2021 16h22
Sabe quanto custa um tratamento de Covid nos EUA? Uma internação de uma semana sai a 10 mil $ (55 mil R$).

Já vi gente Hipotecado imóveis pra pagar divida hospitalar, Tratamento de Câncer pode chegar a 1 milhão de $.

Então seja Grato ao Sistema de Saúde Gratuito que temos no Brasil, pode não ser perfeito mas aqui tratamos Câncer, HIV e muitas outras patologias Graves sem precisar pagar por isso além do nosso imposto.
25/11/2021 16h40
o dia que sus for bom , político passara a usar
25/11/2021 16h28
O SUS é bom, se tivesse mais investimento seria melhor.

Quem não está satisfeito experimenta pagar um privado.
anônimo
25/11/2021 16h46
Depende da cidade na qual vc usa como referencial, já ouvi muitas pessoas elogiarem o serviço daqui e outras falarem mal em São Paulo ou Rio (creio q o tamanho da cidade influencia nisso, já que haverá mais demanda em cidades mais populosas, oq diminui a qualidade do serviço), mas vou discordar de vc no ponto dele ser grátis (o imposto q vc paga vai pra esse serviço, ou deveria ir teoricamente KKK)
25/11/2021 17h31
No gera diria que é mediano pra ruim, mas é o que tem pra muitos.

Mas é uma opinião de certa forma rasa, pois depende da base de comparação, outro ponto seria a variação conforme o local.

Sobre ser grátis ou não, isso n existe, acontece que o pagamento é indireto, via impostos:
https://www.portaltransparencia.gov.br/funcoes/10-saude?ano=2021
25/11/2021 16h17
"mas por outro lado é grátis né"
Não é grátis. Pegando o último ano sem histeria (2019), o orçamento da pasta foi de 127 bilhões de reais, todo esse valor saindo do bolso do pagador de impostos.
anônimo
25/11/2021 16h32
Um monopólio estatal que precisa de uma descentralização. Some todas pessoas que morreram e morrem todos os anos a espera de um tratamento, vai dar um número muito maior que o da pandemia de covid-19, e a pandemia escancarou o quão é ruim ser dependente de um órgão central para cuidar de nossa saúde.
25/11/2021 17h14
não
quem não tem plano privado tem que se foder no sus mesmo
sistema vergonhoso nesse Brasil que deveria acabar
anônimo
25/11/2021 18h05
Uma drsgraça, principalmente se vc ir num hospital privado vc ve a merda que é um publico. É um ABUSO de diferenca.

Só defende SUS filho da puta playboy esquerdista que nao precisa ir no SUS.
25/11/2021 18h02
Sempre pode melhorar né mas é melhor esperar do que deixar um apartamento em algum hospital particular se ficar doente.
anônimo
25/11/2021 15h46
acho
26/11/2021 02h06
Eu gosto do sistema Suíço, que por sinal figura dentre um dos 10 melhores sistemas de saúde do mundo.

Não adianta prometer "saúde gratuita" sem eficiência, é o mesmo que dar combustível sem fornecer o veículo, como a pessoa vai usufruir do combustível?

O SUS brasileiro é uma cópia mal feita do sistema de saúde britânico, que também não é excelente, já vi britânicos reclamando que lá também tem que esperar meses para fazer determinados exames e procedimentos cirúrgicos.

Além do sistema ser ineficiente, tem outros fatores que contribuem para um agravamento do quadro, como a corrupção que acontece no setor público, até pessoas do hospital mesmo fazendo desvio de verbas e falta de investimento e vontade do estado em melhorar o atendimento.

Só para você ter uma ideia, até os EUA gastam mais com saúde do que o Brasil.

O Brasil não gasta nem 10% do PIB, os EUA gastam por volta de 17% e a Suíça gasta 12% e é 3x melhor do que o sistema brasileiro.
26/11/2021 09h20
O funcionamento é ruim como quase tudo ainda por aqui. Mas, um sistema público de saúde é mais que necessário, principalmente no nosso país que é tão pobre. Já viram o preço de qq exame de média complexidade em clínicas particulares,? Já viram o preço de um plano de saúde individual? Como famílias que mal conseguem se alimentar e ter o básico pagariam por isso? Porém, temos muito a melhorar, muito mesmo ...
31/03/2022 14h46
A ideia do SUS é incrível, no papel é um negócio que beira a perfeição, mas na prática sabemos que não é assim. Infelizmente o problema não está no SUS em si, mas no planejamento do nosso próprio sistema de saúde. É um assunto complexo, mas o SUS é incrível, e graças a ele tivemos a oportunidade de tomar as vacinas contra a Covid.
anônimo
31/03/2022 14h47
Pro pessoal que tem esquema dentro dele é bom sim