O imposto, pelo menos na teoria, serviria pra melhorar a qualidade dos serviços públicos e coletivos. Porém, não é isso que acontece por aqui, então o imposto é roubo sim (já que você ainda é obrigado a pagar mesmo com um serviço deplorável)
Em alguns países da Europa, apesar do imposto de renda ser alto, a qualidade de vida é muito melhor que a daqui, então vejo uma compensação que não existe no Brasil
Não sou anarco, então não tenho essa visão de "imposto é roubo".
Imposto é sim necessário para o funcionamento da maquina pública, para funcionar o sistema de justiça, eleições, defesa nacional, e etc... Além de serviços básicos que tem em qualquer democracia como educação, segurança e saúde.
Entretanto, isso não quer dizer que o estado possa simplesmente cobrar 50~100% de imposto em tudo que consumimos, compramos, alugamos, ganhamos e etc... Tem que a ver uma ponderação ai, o estado deve ter bom senso, coisa que o estado brasileiro não tem muito nesse aspecto.
Primeiro que o modelo tributário brasileiro é complexo e injusto, já que é regressivo, o Brasil cobra mais imposto sobre bens de consumo e serviço, onde afeta a camada mais pobre da sociedade que é a mais consumidora. O foco do imposto deveria recair sobre a renda e patrimônio, e não sobre consumo.
No Brasil, o pobre paga imposto para sustentar o rico, isso é um absurdo. E ainda tem pobre burro que defende alta tributação, sendo que o mais prejudicado nessa transação é justamente ele. A tributação deveria recair sobre aqueles que possuem patrimônios e riquezas, pois esses conseguem pagar muito imposto e ainda manter a riqueza que já tem sem passar necessidades, já o pobre paga um imposto violentíssimo para sequer ter um retorno decente.
Para efeito de comparação, imagine um celular que custe 1000 reais, sendo que 40% é somente de imposto, ou seja, 400 reais é formado de tributos.
Um pobre que ganha 2 mil reais por mês irá comprometer 20% de sua renda apenas para pagar o imposto desse celular, mas uma pessoa de classe média alta que recebe por volta de 15 mil, comprometerá APENAS 2,6% de sua renda para quitar esses tributos.
Percebe a discrepância? O peso do imposto é maior sobre o pobre. Quanto mais pobre, mais paga imposto.
Além disso, o Brasil é, ainda, um país subdesenvolvido, não somos um país desenvolvido que justifique tantos impostos. Então, isso também acaba dificultando o crescimento.
Acho um absurdo, você ser taxado pelo consumo, pela renda e pelos serviços.. Mas fazer o quê.. esse povo anestesiado prefere ficar debatendo coisas fúteis do que cobrar dos políticos aquilo que deve ser cobrado.