Ponto positivo: 2º maior polo médico do Brasil, o maior do nordeste, e um dos centros regionais além de Fortaleza e Salvador.
Ponto negativo: capital muito anti-estética, cheia de viadutos, sobretudo na parte da zona Sul e da Caxangá, Casa Forte ainda preserva a arborização, mas há muita poluição visual em muitos lugares. Os parques estão perigosos para visitar (Parque Treze de Maio, parque Santana), o Parque da jaqueira é interessante, mas também parece estar meio abandonado, bem como o Mirabilândia. O horto Dois Irmãos não dispõe nem de pedalinho como era antes.
Além disso, o centro da cidade é bastante depravado com pichações esquerdistas, e é um povo que a curto prazo não tem muito futuro como tinha a algumas décadas, quando era mais focado na cultura regional e fugia de pauta política, hoje em dia é um povo propício a fazer a vontade do PSB mais de 20 anos no poder e a oposição é o PT, e eles marcam muito território, sobretudo na forma de poluição visual. Fizeram até um parque de concreto não muito estético, bem longe de ser como um de Casa Forte ou como a praça de Boa Viagem, aparentemente com fins políticos para homenagear Lula indiretamente.
Obs.: nasci em Pernambuco e moro aqui desde sempre.