anônimo
112
29/11/2021 20h05
"Vós vos perguntastes muitas vezes: ‘Quem é Zaratustra para nós? Como devemos chamá-lo?. E, tal como eu mesmo, vos destes perguntas como respostas/ É ele um prometedor? Ou um cumpridor? Um conquistador? Ou um herdeiro? Um outono? Ou uma relha de arado? Um médico? Ou um convalescido? É ele um poeta? Ou um homem veraz? Um libertador? Ou um domado? Um bom? Ou um mau?'"
Zarathustra é uma mistura de um filósofo pré-socrático e um poeta bíblico. Ele nos mostra que o ser humano é uma forma transicional entre o macaco e o Ubermensch ou o super-home, o além-homem e as histórias do Zarathustra podem ser lidas em qualquer ordem.
Com 30 anos, Zarathustra deixa a sua aldeia e lá fica por 10 anos, gozando de sua solidão e de seu espírito. Até que enfim, cansou-se da sua sabedoria e disse: "Estou farto de minha sabedoria, quero doar e distribuir, por isso devo baixar as profundezas", assim, deixando a montanha e ele volta para a aldeia e aos homens comuns.
No bosque, ele encontra um eremita que o tenta convencer de não ir aos homens comuns mas Zarathustra se recusa e vá mesmo assim. Por fim, Zarathustra anuncia a morte de Deus, o super-homem e o eterno retorno.
Agora lhes pergunto, camaradas, você quer ser um aliado de Zarathustra? Se sim, aceite a sua filosofia, porém Zarathustra foi ingênuo pois é difícil encontrar aliados e por isso ele diz que deu "pérolas aos porcos".