Amigo, você gosta de fazer perguntas relacionadas a países hein, já pensou em estudar geopolítica?
Você tem jeito que ia gostar da coisa.
O problema do Brasil é que ele não tem um grande problema, mas sim inúmeros pequenos probleminhas. Então é muito difícil dar um norte a isso.
Imagine que seu carro novo estoura um pneu, por mais horrível que seja ter um pneu fodido, você sabe que trocando o pneu, seu carro vai estar zero bala. Já o Brasil, é aquele carro que até anda, mas tem vários probleminhas para resolver, é óleo pingando, pneu careca, água abaixo do ideal, falta de alinhamento, balanceamento e etc...etc...
O Brasil necessita de uma grande reforma política, precisa combater privilégios, reduzir o número de partidos e parlamentes, acabar com esse sistema corporativista onde quem dá as cartas são empresários e servidores, mudar totalmente a forma que se cobra tributos no país, lutar para reduzir ao máximo a insegurança jurídica para atrair investidores, desburocratizar o setor produtivo, enfim....
Além disso tudo, seria de extrema importância que o Brasil focasse em 3 coisas, a primeira é infraestrutura, pois é isso que faz o país crescer a longo prazo e gerar empregos, segundo na educação, sobretudo na educação básica, é um absurdo um país onde metade dos alunos termina o ensino médio como analfabeto funcional, e terceiro e não menos importante, ciência e tecnologia, que é o que pode diferenciar nós do resto do mundo.
O maior problema do Brasil é que o Legislativo tem mais poderes que o Executivo e Judiciário, mesmo havendo o sistema de freios e contrapesos.
Legislativo pode arbitrar o próprio subsídio, derrubar vetos do presidente, dificultar a punição de políticos criando leis para se protegerem etc. Legislativo com uma canetada pode dificultar a ação dos outros poderes.